O Instituto de Biociências do Câmpus de Botucatu (IBB-UNESP) publicou o Edital N° 445/2025-CSCGP-IBB para o concurso público de Provas e Títulos. O certame, com edital publicado, visa a contratação de 1 (um) Professor Substituto para atuar na área de Ciências Biológicas ou Ciências Biomédicas (subárea de Fisiologia Geral), lecionando disciplinas como Comportamento Animal, Fisiologia Humana e Iniciação Científica. A contratação será sob o regime CLT, por prazo determinado (máximo de 5 meses, referente ao 2º semestre letivo de 2025), com carga horária de 12 horas semanais.
Para concorrer, é necessário possuir graduação na área e título de Doutor. Este concurso é uma excelente oportunidade para profissionais da área de Biologia. Continue lendo para saber mais sobre as inscrições, etapas e como acompanhar os resultados.
As inscrições para o concurso de Professor Substituto da UNESP Botucatu estarão abertas das 00h00 de 15 de abril de 2025 até as 17h00 de 16 de maio de 2025 (horário de Brasília). Os interessados deverão se inscrever exclusivamente online, através do portal https://inscricoes.unesp.br. A taxa de inscrição é de R$ 202,00.
O pagamento deve ser realizado por depósito bancário identificado ou transferência para a conta especificada no edital (UNESP-IBB, Banco do Brasil), e o comprovante precisa ser anexado em formato PDF no sistema de inscrições. Não há previsão de isenção da taxa, exceto em caso de não realização do concurso. É fundamental que o candidato anexe toda a documentação exigida (identificação, comprovante de graduação e doutorado, Curriculum Lattes documentado) e confirme o envio no sistema para validar a inscrição. Acompanhe o status da sua inscrição na área do candidato.
Para todos os detalhes sobre os documentos necessários e procedimentos, consulte o edital completo.
O processo seletivo para Professor Substituto da UNESP Botucatu será composto por três etapas, todas de caráter classificatório:
A convocação para as provas, incluindo data, horário e local, será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site de inscrições da UNESP. Para aprovação, é necessária média final igual ou superior a 7,0, atribuída por pelo menos dois membros da comissão. Consulte o edital para detalhes sobre conteúdo, regras e cronograma.
A lista de inscrições deferidas e indeferidas será divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site https://inscricoes.unesp.br, após análise pela Comissão Examinadora. Caberá recurso em caso de indeferimento. Após a realização de todas as etapas, as médias finais dos candidatos serão apuradas e divulgadas em ordem de classificação, com acesso às planilhas de notas pelo sistema de inscrições.
Serão considerados aprovados os candidatos com média final igual ou superior a 7,0, atribuída por pelo menos dois membros da comissão examinadora. Os critérios de desempate incluem, sucessivamente: idade igual ou superior a 60 anos (com preferência ao mais velho), melhor média na Prova Didática, melhor pontuação na Prova de Títulos, e maior idade entre os candidatos com menos de 60 anos.
O resultado final do concurso será homologado pela Congregação da Unidade Universitária e publicado no DOE. A convocação para contratação seguirá a ordem de classificação e deverá ser acompanhada pelos candidatos através das publicações oficiais.
É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar todas as publicações referentes ao concurso no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico da UNESP.
| Cargo | Vagas | Remuneração |
|---|---|---|
| PROFESSOR SUBSTITUTO | 01 | R$ 2.686,58 /12h |