A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) publicou o edital referente ao Despacho nº 108/2025-RUNESP, que rege o concurso público de Títulos e Provas para o provimento de 1 (uma) vaga no cargo de Professor Assistente. O certame, com edital já divulgado, visa preencher a vaga na área de conhecimento “TAXONOMIA VEGETAL”, junto ao departamento de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS da Faculdade de Ciências do Câmpus de Bauru. A contratação ocorrerá sob o regime jurídico efetivo, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), e exige como titulação mínima o grau de Doutor. Este concurso representa uma oportunidade significativa para profissionais da área de Ciências Biológicas, com especialização em Taxonomia Vegetal.
As inscrições para o concurso de Professor Assistente da UNESP estarão abertas a partir das 09:00 do dia 06 de junho de 2025 e se encerram às 17:00 do dia 05 de julho de 2025, considerando o horário de Brasília. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Inscrições da UNESP, no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.br
. O valor da taxa de inscrição é de R$ 263,00. O pagamento poderá ser realizado via transferência ou depósito identificado junto ao Banco do Brasil S.A. (agência nº 6919-1, conta corrente nº 021.459-0) ou por Pix (CNPJ nº 48.031.918/0028-44), em nome da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Conforme o edital, não há previsão para solicitação de isenção da taxa de inscrição. O deferimento e indeferimento das inscrições serão publicados no Diário Oficial do Estado e disponibilizados no sistema de inscrições.
O processo seletivo para Professor Assistente da UNESP será conduzido em duas fases. A primeira fase é composta por uma Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 1. Nesta prova, após o sorteio de um ponto do programa, o candidato terá 60 minutos para consulta a material de apoio e, em seguida, 180 minutos para dissertar sobre o tema, sem consulta. A média para aprovação nesta fase é igual ou superior a 7,0.
A segunda fase, de caráter classificatório, é destinada aos candidatos aprovados na primeira e compreende as seguintes avaliações:
Os candidatos aprovados para a segunda fase deverão apresentar o Curriculum Lattes circunstanciado com os documentos comprobatórios via sistema. Todas as provas serão realizadas em língua portuguesa.
A divulgação dos resultados do concurso da UNESP seguirá um cronograma específico. As notas da prova escrita e, posteriormente, as notas da segunda fase (títulos, didática e arguição) serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e também disponibilizadas no Sistema de Inscrições, no endereço eletrônico https://inscricoes.unesp.br
. Após a análise de eventuais recursos referentes à segunda fase, será publicado o resultado final preliminar. O resultado final definitivo do concurso será divulgado no DOE e no sistema da UNESP após o prazo e análise de recursos contra o resultado preliminar.
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média final de todas as provas maior ou igual a 7,0, atribuída por, no mínimo, dois membros da banca examinadora. A classificação dos candidatos será estabelecida com base no maior número de indicações por parte dos membros da banca. Em caso de empate, serão utilizados critérios como: idade igual ou superior a 60 anos (preferência ao mais idoso), melhor nota na prova de títulos, melhor média na prova didática, melhor média na prova escrita, e maior idade entre aqueles com idade inferior a 60 anos. A homologação do concurso será publicada no DOE, e a convocação para nomeação seguirá rigorosamente a ordem de classificação.
É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento de todas as publicações oficiais, incluindo convocações e resultados, no site da UNESP e no Diário Oficial do Estado.
Cargo | Vagas | Remuneração |
---|---|---|
Professor Assistente | 01 | R$ 15.498,97 /40h |