Agrobase Concursos
você está em
Agrobase / Concursos / Concurso Público do MAPA 2024
Nacional

Concurso Público do MAPA 2024

publicado em 12/01/2024

Foram divulgadas vagas do Concurso Público do MAPA 2024, as quais fazem parte do Concurso Público Nacional Unificado.

Concurso Público Nacional Unificado – CPNU

O CPNU é um grande concurso público que reúne 21 órgãos federais que precisam urgente de novos servidores, entre eles o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. O CPNU divide as vagas em 8 blocos temáticos diferentes, o participante poderá se inscrever para um desses blocos temáticos e assim concorrer a mais de uma função dentro do mesmo bloco temático.

Temos um post especial para o Concurso Público Nacional Unificado – VEJAM.

Concurso do MAPA

Vagas

O MAPA oferece, por meio do CPNU, 484 vagas, elas estão divididas da seguinte forma entre os blocos temáticos e funções disponíveis:

Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias:

Analista em Ciência e Tecnologia – Engenharia Elétrica ou Eletrônica: (2).

Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação

Analista em Ciência e Tecnologia – especialidade: Tecnologia da Informação: (20).

Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas

Auditor-Fiscal Federal Agropecuário nas especialidades de – Engenharia Agronômica (116); Farmácia (11); Medicina Veterinária (55); Química (12); Zootecnia (6); Tecnologista – Meteorologia ou Ciências Atmosféricas (4).

Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública

Analista em Ciência e Tecnologia com graduação em qualquer área de conhecimento (18).

Bloco 8: Nível Intermediário

Agente de atividades agropecuárias – Curso Técnico Agrícola com registro Conselho de Classe (100); Agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal – Curso Técnico Agrícola com registro Conselho de Classe (100); Técnico de laboratório – Curso Técnico em Biotecnologia, Análise Clínicas, Metrologia, Química, Agroindústria, Alimentos, Farmácia, Viticultura e Enologia, com registro em Conselho de Classe (40).

Vale ressaltar: na hora da inscrição o candidato deve escolher o bloco temático de interesse e dentro dele as funções que deseja concorrer, de acordo com a sua formação acadêmica. Assim sendo, todos podem concorrer a mais de uma vaga/cargo, desde que estejam dentro do mesmo bloco temático escolhido. A escolha das vagas de interesse deve ser feita por ordem de interesse, ou seja, por ordem de preferência.

Inscrições

Todas as inscrições devem ser realizadas por meio da conta .GOV do candidato, através do seu cadastro no site do Governo. O período de inscrições vai do dia 19 de janeiro de 2024 até o dia 09 de fevereiro de 2024.

Lembrando que, como o Concurso Público do MAPA está inserido no Concurso Nacional Unificado, a inscrição deve ser feita dentro da pagina do CPNU no site indicado acima. Para isso o candidato deve identificar a vaga de interesse e em qual bloco temático ela está, então se inscrever para o bloco em questão. Salientando que: todos podem se inscrever para mais de uma vaga, desde que esteja dentro do mesmo bloco.

Exemplificando: A vaga para Auditor-Fiscal Federal Agropecuário está no bloco temático 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas, assim, os candidatos interessados nessa carreira devem se inscrever para o bloco 3, caso possua formação em mais de uma áreas – desde que condizente com os requisitos para a área de interesse – poderá se inscrever para mais de uma vaga, desde que esteja dentro do bloco 3. O mesmo se aplica aos outros blocos.

Cada inscrição terá o custo de R$ 60,00 (sessenta reais) para nível médio e de R$ 90,00 (noventa reais) para nível superior.

Etapas

  1. Prova Objetiva e Discursiva.
  2. Prova de Títulos. Apenas em alguns casos.

Cada bloco temático possui o seu próprio conteúdo programático, assim sendo, consulte ao edital do bloco temático de interesse para se inteirar sobre o conteúdo para estudo.

Informações

Quem deve aplicar e ser responsável pelas provas do concurso é a Cesgranrio.

Todas as informações devem ser acompanhadas pelos meios oficiais de mídia do governo federal e ainda podem ser encontradas em publicações do Diário Oficial da União.

Material de Estudo

©2024 Agrobase Digital. Desde 2005.