Agrobase Empregos
você está em
Agrobase / Empregos / Bolsista tecnologias sustentáveis [agronomia] – Curitiba e Pinhais/PR [híbrido]

Bolsista tecnologias sustentáveis [agronomia] – Curitiba e Pinhais/PR [híbrido]

liberado em 2 de setembro de 2026

PR l Paraná
Bolsista
Biólogo
Engenheiro Agrônomo

Responsabilidades

  • Atuar no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para substituir agroquímicos tradicionais, alinhando-se aos princípios da Química Verde e Bioeconomia.
  • Avaliar a eficiência de novos produtos biológicos no desenvolvimento vegetal, visando a substituição de agroquímicos convencionais nas culturas de soja e milho.
  • Realizar o tratamento de sementes de soja e milho com formulações prontas.
  • Montar e monitorar testes de germinação comparativos com grupos controle (testemunha).
  • Avaliar o vigor e o crescimento inicial das plântulas pós-tratamento.
  • Instalar e conduzir experimentos com plantas cultivadas em vasos.
  • Realizar aplicações foliares dos bioinsumos, respeitando os intervalos de tempo definidos no protocolo.
  • Avaliar visualmente e tecnicamente o espalhamento e a aderência da formulação sobre a superfície das folhas.
  • Monitorar parâmetros de crescimento vegetativo ao longo do ciclo.
  • Tabular dados comparativos entre as plantas tratadas e a testemunha (sem aplicação).
  • Auxiliar na interpretação estatística para verificar se a aplicação das fórmulas resultou em melhor desempenho agronômico.

Requisitos

  • QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
    • Estar cursando graduação em Agronomia, Engenharia Agronômica ou Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica ou Fisiologia Vegetal.
    • Disponibilidade para atuar presencialmente no Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente e Química (Curitiba/PR) e em casa de vegetação (Pinhais/PR).
    • Conhecimento básico em fisiologia vegetal e manejo das culturas de soja e milho.
  • QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
    • Experiência prévia com instalação de experimentos em casa de vegetação (montagem de vasos, irrigação, controle de pragas).
    • Conhecimento em delineamento experimental (DBC – Delineamento em Blocos Casualizados) e estatística básica.
    • Habilidade na identificação de fitopatógenos ou sintomas de fitotoxidez.
Esta vaga foi divulgada há mais de 7 dias e teve o botão de candidatura automaticamente removido*

* o botão de candidatura é removido para manter apenas vagas recentes ativas e minimizar links quebrados

Se você é usuário não-premium, siga o canal de sua profissão no Telegram para receber links diretos de novas vagas liberadas para acesso geral na Plataforma. Nossos alertas diários do Telegram são grátis (e sempre serão)!

Escolha sua profissão!

Bolsista tecnologias sustentáveis [agronomia] – Curitiba e Pinhais/PR [híbrido]

liberado em 2 de setembro de 2026
Local
Paraná
©2026 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo