Agrobase Empregos
você está em
Agrobase / Empregos / Especialista conservação II – Manaus/AM ou Brasília/DF

Especialista conservação II – Manaus/AM ou Brasília/DF

liberado em 12 de agosto de 2026

HO l Home Office, DF l Distrito Federal, AM l Amazonas
Efetivo (CLT)
Administrador
Engenheiro Ambiental

Responsabilidades

  • Consolidar estratégias de coleta de dados de percepção dos indígenas sobre a implementação de projetos da PNGATI, visando a criação de um índice de Bem-Estar de Terras Indígenas.
  • Estabelecer estratégias de formação para os Agentes de Monitoramento Indígena aplicarem em suas regiões a ferramenta de coleta de dados de bem-estar de Terras Indígenas.
  • Apoiar as iniciativas estratégicas de conservação da TNC na agenda de clima.
  • Implementar as atividades técnicas sob sua responsabilidade de acordo com planos de trabalho e cronogramas pré-estabelecidos.
  • Gerir projetos, contratos de consultorias, orçamentos e atividades, sejam implementados pela TNC ou por parceiros.
  • Desenvolver e solidificar mecanismos de monitoramento indígena de bem-estar de Terras Indígenas da Amazônia, em colaboração com equipes e parceiros, mantendo diálogo com setores governamentais e da sociedade civil.
  • Atuar na criação de um índice de bem-estar de Terras Indígenas da Amazônia, em conjunto com a rede da COIAB e equipes, por meio de aplicações consecutivas da ferramenta.
  • Apoiar a COIAB e sua rede de organizações estaduais na sistematização e divulgação dos dados e criar estratégias de comunicação interna e externa.
  • Organizar e coletar análises técnicas e estratégicas, acompanhando tendências, políticas públicas, práticas corporativas, dados científicos e evidências, traduzindo-os em relatórios, sínteses, apresentações, notas técnicas e outros produtos para apoiar decisões institucionais.
  • Tomar decisões técnicas dentro de um escopo definido, com base em análise e experiência, sob orientação da supervisão.
  • Fornecer suporte a projetos e programas específicos de iniciativas prioritárias, buscando qualidade técnica, coerência conceitual, conformidade com padrões e metas.
  • Focar e executar o trabalho para entrega da teoria de mudanças da TNC.
  • Atuar como suporte técnico, sem gestão formal de equipes, apoiando equipes internas com insumos para planejamento, monitoramento, avaliação e aprimoramento das ações de conservação.
  • Facilitar a circulação e integração de informações técnicas entre equipes locais, regionais e globais, contribuindo para alinhamento técnico e aprendizado organizacional.
  • Acompanhar consultorias e parceiros técnicos, aferindo qualidade e cumprimento dos prazos.
  • Representar tecnicamente a TNC em fóruns e redes especializados, contribuindo com evidências e posicionamentos técnicos, conforme orientação do supervisor.
  • Seguir e promover o Código de Conduta e os procedimentos internos da TNC, assegurando conformidade com valores, políticas e requisitos legais.
  • Zelar pela integridade, organização e confidencialidade de informações, assegurando precisão e rastreabilidade dos dados.
  • Realizar viagens conforme necessidade, podendo ocorrer em condições climáticas e de terreno variadas, incluindo locais remotos e fisicamente desafiadores.
  • Apoiar a formação continuada de Agentes de Monitoramento Indígena em conceitos da PNGATI e no manuseio da ferramenta de coleta de dados, em articulação com a Gerência de Monitoramento da COIAB e o CAFI.
  • Colaborar ativamente com a COIAB na sistematização de dados para a criação de índices de bem-estar de Terras Indígenas por estado e regional.
  • Apoiar a COIAB na criação da Plataforma da Rede Indígena de Monitoramento para monitorar resultados da PNGATI.
  • Apoiar o fortalecimento de estruturas de governança participativa indígena nos estados da Amazônia, por meio de comunicação constante com as Redes Estaduais da COIAB.
  • Acompanhar, eventualmente, reuniões locais de aplicação da ferramenta por agentes de monitoramento em territórios indígenas.
  • Apoiar a contratação e gestão de contratos de consultorias para agentes de monitoramento indígenas, em conjunto com a equipe de operações da TNC.
  • Apoiar o fortalecimento e integração da Estratégia de Povos Indígenas e Comunidades Locais da TNC, articulando-se com as equipes.

Requisitos

  • QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
    • Experiência em análise técnica, elaboração de relatórios e sínteses estratégicas em temas de conservação ou áreas afins.
    • Experiência apoiando análises complexas e avaliando informações de múltiplas fontes para subsidiar recomendações.
    • Experiência em apoiar a gestão de projetos, com familiaridade em alocação de tempo, recursos, orçamento e metas.
    • Algum contato com gestão de contratos e consultores técnicos.
    • Alguma vivência em negociação de acordos.
    • Capacidade e disposição para aplicar a ciência na tomada de decisões.
    • Capacidade de trabalho em equipe, construindo relacionamentos e colaborando com toda a organização e parceiros.
    • Capacidade de trabalhar de forma independente, gerindo prazos e prioridades.
    • Experiência em projetos de monitoramento na Amazônia e/ou Cerrado.
    • Experiência de trabalho com povos indígenas e/ou comunidades tradicionais.
    • Escolaridade mínima: superior completo e 3 anos de experiência em gestão de recursos naturais, socioambientais ou área similar.
    • Idioma: habilidades em comunicação oral e escrita em português.
  • QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
    • Experiência na construção de relacionamentos com diversidade de parceiros: organizações indígenas, sociedade civil, governo, produtores rurais, mídia, cientistas.
    • Experiência na implementação independente de tarefas conforme cronogramas e objetivos da TNC.
    • Familiaridade com políticas públicas ambientais e relacionadas a povos indígenas e comunidades tradicionais.
    • Habilidades de comunicação escrita e gráfica, elaborando relatórios e apresentações claras.
    • Experiência em negociação de acordos complexos.
    • Experiência em comunicação com o público e/ou mídia.
    • Experiência no uso de Microsoft Word, Excel e navegadores web.
    • Experiência em desenvolver e coordenar projetos, com controle de tempo, recursos, orçamento e relatórios.
    • Organização, proatividade e trabalho em equipe.
    • Capacidade de produção de análises com recursos avançados de Excel e PowerPoint.
    • Experiência em cocriações com equipes multidisciplinares.
    • Escolaridade desejada: bacharelado em Ciências Sociais, Políticas, Administração, Engenharia Ambiental, Ciência de Dados ou correlatas.
    • Idioma desejado: inglês nível intermediário.
Esta vaga foi divulgada há mais de 7 dias e teve o botão de candidatura automaticamente removido*

* o botão de candidatura é removido para manter apenas vagas recentes ativas e minimizar links quebrados

Se você é usuário não-premium, siga o canal de sua profissão no Telegram para receber links diretos de novas vagas liberadas para acesso geral na Plataforma. Nossos alertas diários do Telegram são grátis (e sempre serão)!

Escolha sua profissão!

Especialista conservação II – Manaus/AM ou Brasília/DF

liberado em 12 de agosto de 2026
Local
Distrito Federal, Home Office
©2026 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo