Agrobase Empregos
você está em
Agrobase / Empregos / Especialista em restauração da vegetação nativa em territórios indígenas – MT e GO [remoto]

Especialista em restauração da vegetação nativa em territórios indígenas – MT e GO [remoto]

liberado em 4 de maio de 2026

MT l Mato Grosso, GO l Goiás
Efetivo (CLT)
Biólogo
Ecólogo
Engenheiro Ambiental
Engenheiro Florestal
Gestor Ambiental
Tecnólogo em Agroecologia
Tecnólogo em Gestão Ambiental

Responsabilidades

  • Organizar e coletar análises técnicas e estratégicas, acompanhando tendências, políticas públicas, práticas corporativas, dados científicos e evidências relevantes e traduzindo-os em relatórios, sínteses, apresentações, notas técnicas e outros produtos para apoiar decisões institucionais relacionadas à conservação.
  • Organiza problemas complexos, propor soluções criativas, tomar decisões com base em análise e experiência, sob supervisão.
  • Fornecer suporte a projetos e programas específicos de iniciativas prioritárias, buscando qualidade técnica, coerência conceitual, conformidade com padrões definidos e atingimento das metas pactuadas.
  • Focar e executar seu trabalho para entrega da teoria de mudanças da TNC.
  • Atuar como suporte técnico, sem gestão formal de equipes. Apoiar equipes internas com insumos para planejamento, monitoramento, avaliação e aprimoramento das ações de conservação.
  • Facilitar a circulação e a integração de informações técnicas entre equipes locais, regionais e globais, contribuindo para alinhamento técnico e aprendizado organizacional.
  • Acompanha consultorias e parceiros técnicos, aferindo qualidade e cumprimento dos prazos.
  • Representar tecnicamente a TNC em fóruns, redes e espaços especializados, quando solicitado, colaborando com equipes de comunicação, filantropia e relações institucionais e contribuindo com evidências e posicionamentos técnicos, de acordo com orientações de seu supervisor.
  • Seguir e promover o Código de Conduta e os procedimentos internos da TNC, assegurando conformidade com valores institucionais, políticas internas, requisitos legais, segurança, uso de recursos e prestação de contas.
  • Zelar pela a integridade, organização e confidencialidade de informações, assegurando precisão e rastreabilidade dos dados gerados no contexto dos projetos.
  • Realizar viagens nacionais e internacionais conforme necessidade.
  • As atividades podem ocorrer em condições climáticas e de terreno variadas, incluindo locais remotos e fisicamente desafiadores.
  • Identificar e analisar oportunidades e desafios, subsidiando a liderança para a expansão da atuação da TNC na região onde atua.
  • Trabalhar de forma articulada com parceiros institucionais, representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais, e atores multissetoriais, com foco no avanço da restauração nos territórios e na contribuição para discussões estratégicas em escala estadual e nacional.
  • Apoiar o desenvolvimento e a implementação de parcerias e ações voltadas à restauração ecológica em terras indígenas e territórios prioritários, incluindo: fortalecimento da governança indígena; capacitação técnica para o fortalecimento da cadeia da restauração; prevenção e combate ao fogo; apoio a atividades de gestão territorial; promoção da segurança alimentar e hídrica; e geração de renda para povos e comunidades tradicionais.
  • Aplicar uma abordagem territorial centrada no protagonismo de povos indígenas e comunidades tradicionais, com foco na garantia da qualidade socioambiental de seus territórios.

Requisitos

  • QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
    • Experiência em análise técnica, elaboração de relatórios e sínteses estratégicas em temas relacionados à conservação ou áreas afins.
    • Experiência apoiando análises complexas e avaliando informações de múltiplas fontes para subsidiar recomendações e decisões da supervisão.
    • Experiência em apoiar a gestão de projetos, com familiaridade em de alocação de tempo, uso de recursos, gestão orçamentária e atingimento de metas.
    • Experiência com gestão de contratos e consultores técnicos.
    • Vivência em negociação de acordos.
    • Capacidade e disposição para aplicar a ciência na tomada de decisões e orientar as atividades.
    • Capacidade de trabalho em equipe, que possa construir relacionamentos e trabalhar em colaboração com toda a organização e com os parceiros da TNC.
    • Capacidade de trabalhar de forma independente, gerindo prazos e prioridades.
    • Experiência na construção e gestão de relacionamentos com diferentes atores, incluindo comunidades locais, associações, instituições locais, mídia, agentes governamentais e cientistas.
    • Familiaridade com políticas públicas ambientais, em especial relacionadas à agenda de restauração.
    • Experiência na coordenação ou implementação de projetos de restauração.
    • Experiência de trabalho com organizações da sociedade civil, empresas e/ou associações.
    • Experiência em comunicação com o público e/ou mídia, tanto por escrito quanto verbalmente.
    • Habilidade no uso de aplicativos como Microsoft Word, Excel, PowerPoint e navegadores web, incluindo a produção de análises utilizando recursos avançados destes aplicativos.
    • Experiência de trabalho com equipes multidisciplinares.
    • Escolaridade mínima: Superior completo e 3 anos de experiência em gestão de recursos naturais ou área similar.
    • Idioma mínimo: Habilidades em comunicação oral e escrita português.
  • QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
    • Habilidades multilíngues e experiência multicultural ou intercultural.
    • Experiência de trabalho com povos indígenas e comunidades tradicionais.
    • Familiaridade com políticas ambientais, práticas corporativas ou tendências relevantes para a área de atuação.
    • Conhecimento de tendências e práticas em conservação, manejo de terras e preservação de recursos naturais em terras indígenas e/ou no bioma Cerrado.
    • Experiência prévia com implementação de sistemas agroflorestais e/ou restauração no Cerrado, incluindo componentes de segurança alimentar.
    • Experiência na articulação entre KPIs e o fomento a cadeias de valor da restauração e gestão territorial.
    • Capacidade de explicar práticas de conservação para audiências técnicas e não técnicas.
    • Escolaridade desejada: Pós-graduação nas áreas correlatas será um diferencial.
    • Idioma desejado: Inglês nível intermediário.

Especialista em restauração da vegetação nativa em territórios indígenas – MT e GO [remoto]

liberado em 4 de maio de 2026
Local
Goiás, Mato Grosso
©2026 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo