Agrobase Empregos
você está em
Agrobase / Empregos / Pesquisador(a) II [microrganismos] – São Bernardo do Campo/SP

Pesquisador(a) II [microrganismos] – São Bernardo do Campo/SP

liberado em 13 de março de 2026

SP l São Paulo
Efetivo (CLT)
Biólogo
Biomédico
Biotecnologista
Farmacêutico
Químico

Responsabilidades

  • Atuar na execução de projetos de pesquisa aplicada, propondo e desenvolvendo soluções inovadoras.
  • Trabalhar com autonomia para definir procedimentos e desenvolver novas metodologias, com foco em melhorar produtos e serviços existentes através das pesquisas.
  • Realizar pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental de produtos, processos e protótipos.
  • Realizar testes, ensaios físicos e análises químicas.
  • Identificar e visitar clientes, participar de eventos para divulgar ações e prospecção tecnológica.

Requisitos

  • Ensino Superior completo nas áreas: Ciências Biológicas, Biotecnologia, Engenharia Biotecnológica, Química, Farmácia, Biomedicina e áreas correlatas.
  • Mestrado (Stricto Sensu) e/ou Doutorado concluído na área de Engenharia metabólica de microrganismos.
  • Experiência profissional atuando na área de microrganismos.
  • HARD SKILLS
    • Engenharia metabólica de microrganismos – Experiência comprovada no redesenho e otimização de vias metabólicas em bactérias e/ou leveduras, incluindo estratégias de aumento de fluxo metabólico, eliminação de vias competitivas e melhoria de rendimento e produtividade.
    • Edição gênica por CRISPR-Cas9 – Domínio teórico e prático do sistema CRISPR-Cas9 aplicado a microrganismos, incluindo: desenho racional de sgRNAs; construção de vetores plasmidiais de edição; estratégias de knock-out, knock-in e edição multiplex; validação molecular das modificações genéticas.
    • Clonagem molecular avançada e desenho de construções genéticas – Experiência em técnicas de clonagem modular (Gibson Assembly, Golden Gate ou similares), desenho e construção de vetores plasmidiais, uso de promotores constitutivos e reguláveis (endógenos ou heterólogos) e organização de cassetes de expressão.
    • Genômica funcional e bioinformática aplicada – Conhecimento sólido em montagem e anotação genômica, análise de vias metabólicas e predição de genes regulatórios, utilizando ferramentas como KEGG, Blast2GO, antiSMASH, COBRApy e KBase, ou equivalentes.
    • Modelagem metabólica e análise de fluxos – Experiência em modelagem de fluxo metabólico (FBA), construção e curadoria de modelos metabólicos e simulação in silico para suporte ao desenho racional de engenharia metabólica.
    • Técnicas de biologia molecular e validação genética – Domínio de PCR convencional e quantitativo (qPCR), PCR confirmatório, miniprep/maxiprep, eletroporação, transformação química ou natural, triagem de promotores utilizando sistemas repórter (ex.: GFP) e análise de expressão gênica.
    • Técnicas analíticas e caracterização proteica – Conhecimento prático em SDS-PAGE e técnicas correlatas para caracterização de proteínas, além de análise fenotípica de linhagens geneticamente modificadas.
    • Sequenciamento de DNA e análise genômica – Experiência em sequenciamento por diferentes plataformas, incluindo: Método de Sanger para validação de construções e confirmação de edições genéticas; Plataforma Illumina, abrangendo preparo de bibliotecas, controle de qualidade e análise básica; Sequenciamento de leitura longa por Oxford Nanopore (MinION), incluindo preparo, execução e processamento inicial dos dados; Integração de dados de leitura curta e longa para montagem genômica e análise de variantes.
    • Boas práticas laboratoriais e biossegurança – Experiência em procedimentos de biossegurança aplicáveis à manipulação de organismos geneticamente modificados, organização laboratorial e rastreabilidade experimental.
  • SOFT SKILLS
    • Atuar como referência técnica em engenharia metabólica de microrganismos, liderando o desenho, a construção e a otimização de linhagens geneticamente modificadas por meio de estratégias avançadas de edição gênica, incluindo sistemas CRISPR-Cas9.
    • Conduzir projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental com foco em geração de propriedade intelectual, escalabilidade de processos e viabilidade técnico-econômica de rotas metabólicas de interesse industrial.
    • Estruturar e implementar estratégias integradas de engenharia metabólica, combinando modelagem in silico, análise de fluxos metabólicos, genômica funcional e validação experimental.
    • Tomar decisões técnicas baseadas em dados, conduzindo análises críticas de resultados experimentais e redirecionando estratégias quando necessário para garantir desempenho metabólico, robustez celular e reprodutibilidade.
    • Solucionar desafios técnicos complexos e inéditos, envolvendo múltiplas variáveis biológicas, operacionais e regulatórias, com visão sistêmica do impacto no bioprocesso, na segurança biológica e na escalabilidade industrial.
    • Planejar, estruturar e acompanhar cronogramas técnico-científicos, assegurando o cumprimento de metas, entregáveis contratuais e indicadores de desempenho dos projetos.
    • Coordenar tecnicamente equipes multidisciplinares, orientando pesquisadores e analistas na execução experimental, padronização de protocolos, organização de dados e rastreabilidade científica.
    • Garantir aderência às normas de biossegurança, boas práticas laboratoriais e requisitos regulatórios aplicáveis à manipulação de organismos geneticamente modificados.
    • Elaborar relatórios técnicos estratégicos, apresentações executivas e materiais técnico-científicos destinados a parceiros institucionais, agências de fomento e empresas nacionais ou internacionais.
    • Contribuir para a prospecção e estruturação de novos projetos de PD&I, identificando oportunidades tecnológicas, propondo soluções inovadoras e apoiando a construção de propostas técnicas competitivas.

Benefícios

  • Assistência médica.
  • Associação – AES e AESSP.
  • Auxílio creche.
  • Previdência privada.
  • Programa de Apoio ao Empregado – Atendimento emocional, legal e financeiro.
  • Seguro de Vida.
  • Universidade Corporativa – Unindústria.
  • Vale Refeição ou Alimentação – conforme carga horária e modalidade contratual.
  • Vale-transporte.
Esta vaga foi divulgada há mais de 7 dias e teve o botão de candidatura automaticamente removido*

* o botão de candidatura é removido para manter apenas vagas recentes ativas e minimizar links quebrados

Se você é usuário não-premium, siga o canal de sua profissão no Telegram para receber links diretos de novas vagas liberadas para acesso geral na Plataforma. Nossos alertas diários do Telegram são grátis (e sempre serão)!

Escolha sua profissão!

Pesquisador(a) II [microrganismos] – São Bernardo do Campo/SP

liberado em 13 de março de 2026
Local
São Paulo
Profissões
©2026 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo