Agrobase Empregos
você está em
Agrobase / Empregos / Coordenador(a) de aterro – Brusque/SC

Coordenador(a) de aterro – Brusque/SC

liberado em 17 de novembro de 2025

SC l Santa Catarina
Efetivo (CLT)
Engenheiro Ambiental
Engenheiro Civil
Engenheiro Químico
Engenheiro Sanitarista
Gestor Ambiental
Tecnólogo em Saneam. Ambiental

Responsabilidades

  • Coordenar a rotina diária de operação do aterro sanitário, incluindo recepção, pesagem, disposição e compactação dos resíduos.
  • Coordenar equipes operacionais (motoristas, operadores de máquinas, técnicos ambientais, engenheiros etc.), promovendo desenvolvimento, engajamento e alta performance. Apoiar a realização de treinamentos e executar avaliações de desempenho de seus subordinados.
  • Fornecer feedback contínuo aos liderados e equipes, promovendo e facilitando o desenvolvimento profissional das pessoas.
  • Monitorar, analisar e atuar sobre indicadores-chave de performance (KPIs) operacional e ambiental (ex: controle de chorume, biogás, estabilidade geotécnica, vida útil do aterro, monitoramento ambiental), com a elaboração, execução e acompanhamento de planos de ação.
  • Elaborar e acompanhar o plano de operação do aterro e cronogramas de execução, bem como contribuir para a sua correta execução, dentro dos prazos estipulados.
  • Coordenar contratos de serviços terceirizados e de fornecedores, garantindo condições operacionais adequadas e realizando o fechamento mensal de medições de serviços.
  • Apoiar o controle e otimização do uso de materiais e insumos operacionais e a gestão de estoque da unidade.
  • Apoiar o controle e análise de OPEX (despesas operacionais), buscando eficiência na utilização dos recursos operacionais e o cumprimento das metas da unidade.
  • Apoiar no planejamento e execução de CAPEX (investimentos), propondo investimentos em equipamentos, melhorias e expansões, alinhados à estratégia da empresa e ao cumprimento das metas da unidade.
  • Apoiar a elaboração do orçamento da unidade para o exercício seguinte, garantindo alinhamento com as diretrizes estratégicas corporativas e metas de resultado.
  • Apoiar a elaboração, implementação e acompanhamento de planos de eficiência operacional focados na redução de custos e aumento de receitas.
  • Excelência Operacional: Buscar continuamente a otimização de processos e melhoria das operações do centro de gerenciamento de resíduos.
  • Manter-se atualizado sobre novas tecnologias e avaliar sua aplicabilidade para melhoria das operações.
  • Promover e garantir atendimento integral aos órgãos ambientais e regulamentações aplicáveis (ex: CONAMA, ABNT, segurança do trabalho, legislações estaduais e municipais), assim como a perfeita execução das exigências técnicas/condicionantes das licenças do empreendimento. Apoiar os processos de licenciamento ambiental da unidade.
  • Identificar, avaliar e mitigar riscos operacionais, ambientais e regulatórios.
  • Elaborar relatórios gerenciais e técnicos para apresentação à diretoria e órgãos ambientais.
  • Apoiar a prestação de contas da empresa e participar de auditorias ambientais, internas e externas.
  • Apoiar na interface com os stakeholders do negócio (órgãos ambientais, prefeituras, comunidades, fornecedores, clientes, áreas de apoio, etc).
  • Apoiar iniciativas de transformação e melhoria contínua na unidade.
  • Promover e disseminar os valores e cultura da empresa na unidade e atuar como exemplo.
  • Zelar pela cultura de segurança da empresa e pelos seus princípios éticos e de compliance.

Requisitos

  • QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
    • Ensino superior completo em Engenharia (Ambiental, Civil, Química ou áreas correlatas).
    • Experiência mínima de 1 ano em gestão operacional, com liderança de equipes.
  • QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
    • Pós-graduação em Gestão Ambiental, Engenharia Sanitária, Geotecnia ou áreas afins.
    • Experiência com operações de aterros sanitários ou áreas correlatas de gestão de resíduos sólidos.
    • Espanhol (intermediário) e Inglês (intermediário).
    • Vivência com controle orçamentário (OPEX) e planejamento e execução de investimentos (CAPEX) e conhecimento de ferramentas de gestão (ex: PDCA, 5S, 5 porquês).
Esta vaga foi divulgada há mais de 7 dias e teve o botão de candidatura automaticamente removido*

* o botão de candidatura é removido para manter apenas vagas recentes ativas e minimizar links quebrados

Se você é usuário não-premium, siga o canal de sua profissão no Telegram para receber links diretos de novas vagas liberadas para acesso geral na Plataforma. Nossos alertas diários do Telegram são grátis (e sempre serão)!

Escolha sua profissão!

Coordenador(a) de aterro – Brusque/SC

liberado em 17 de novembro de 2025
Local
Santa Catarina
©2025 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo