Agrobase Empregos
você está em
Agrobase / Empregos / Bolsas de pesquisa de campo na área ambiental – Brasil

Bolsas de pesquisa de campo na área ambiental – Brasil

liberado em 11 de junho de 2025

Brasil
Bolsista
Biólogo
Ecólogo
Engenheiro Agrônomo
Engenheiro Ambiental
Engenheiro de Produção
Engenheiro Florestal
Geógrafo
Gestor Ambiental
Tecnólogo em Gestão Ambiental

Descrição

Serão concedidos apoios financeiros a pesquisas de campo conduzidas por estudantes de mestrado (acadêmico ou profissional) e doutorado, vinculados a projetos de pesquisa aplicada que contribuam significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico, bem como para iniciativas de conservação no território nacional, nas áreas de conservação da natureza, ecologia, manejo e uso sustentável da biodiversidade e temas correlatos. A pesquisa aplicada é aquela que visa a solução de problemas práticos e concretos, aplicando conhecimentos teóricos já existentes para gerar resultados que possam ser utilizados no mundo real. Diferentemente da pesquisa básica, que busca expandir o conhecimento científico sem uma aplicação imediata, a pesquisa aplicada tem um foco mais direto e prático.

Perfil do candidato

  • Brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a); – apresentar documento de identidade ou certidão de naturalização;
  • Não ter sido contemplado(a) anteriormente pelo programa ;
  • Estar regularmente matriculado(a) em programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico, mestrado profissional ou doutorado), reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Estar vinculado(a) a curso de pós-graduação com nota igual ou superior a 4 na avaliação da CAPES, vigente na data final para submissão das propostas (cursos sem nota não são elegíveis);
  • No caso de mestrandos, ter o término do curso previsto para dezembro de 2026 ou data posterior;
  • No caso de doutorandos, ter o término do curso previsto para dezembro de 2027 ou data posterior;
  • Desenvolver projeto de pesquisa aplicada que se enquadre nas linhas temáticas estabelecidas a seguir, com a obrigatoriedade de incluir atividades de campo no Brasil e/ou em laboratório, vinculadas à dissertação ou tese:
    • Conservação, manejo e uso sustentável da fauna e da flora;
    • Recuperação de paisagens e áreas degradadas;
    • Gestão territorial voltada à proteção da biodiversidade;
    • Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade.
  • A pesquisa de campo deve ser obrigatoriamente realizada no Brasil, análises laboratoriais e de dados podem ser feitas no exterior.

Valores das Bolsas

  • As bolsas destinadas aos projetos de mestrado terão valor máximo de R$ 25.000,00 (vinte mil reais).
  • As bolsas destinadas aos projetos de doutorado terão valor máximo de R$ 45.000,00 (trinta e oito mil reais).

A instituição incentiva a participação de pesquisadores(as) brasileiros de todas as regiões do país e de diferentes áreas do conhecimento.

©2025 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo