Agrobase Empregos
você está em
Agrobase / Empregos / Especialista de gestão fundiária – Serra do Salitre/MG

Especialista de gestão fundiária – Serra do Salitre/MG

liberado em 8 de maio de 2025

MG | Minas Gerais
Efetivo (CLT)
Engenharia de Agrimensura
Engenheiro Agrônomo
Engenheiro Florestal

Responsabilidades e atribuições

  • Realizar análise documental e diagnóstico de imóveis e proprietários para atendimento a demandas internas e externas visando formalização de contratos, elaboração de relatório e emissão de pareceres;
  • Suportar na elaboração de contratos e instrumentos diversos associados ao processo negocial de terras, indenização e reassentamentos;
  • Realizar a gestão de forma quanti-qualitativa a entrega dos serviços realizados por empresas fornecedoras e promover a medição dos trabalhos executados;
  • Conduzir atividades relacionadas à regularização de imóveis, tais como, averbações diversas, lavratura, registro de escrituras, procurações, etc;
  • Realizar a gestão de cadastro e/ou levantamento topográfico, identificação cartorial das propriedades e/ou proprietários/ocupantes de imóveis, cadastro patrimonial, avaliação de imóveis e de benfeitorias, vistorias cautelares, laudos de evolução de danos e outros;
  • Realizar a gestão de dados dos imóveis da Eurochem e/ou sob a titularidade/posse de terceiros, bem como de seus respectivos documentos, em modo físico e eletrônico;
  • Apoiar negociações de aquisição de terras, locação, arrendamento de imóveis, instituição de servidões, permuta de direitos, autorizações e indenizações;
  • Realizar diagnósticos de processos fundiários, judiciais e documentais com a finalidade de identificação e mitigação de riscos;
  • Realizar a interface com agências fundiárias, como INCRA, EMATER, IMA, entre outras;
  • Realizar a gestão tributária dos imóveis de responsabilidade da Eurochem, como emissão e pagamento ITR, CCIR, entre outros.
  • Conduzir processos de descaracterização, desmembramentos, retificações e unificações de áreas, matrículas, etc;
  • Realizar a gestão de empresas terceiras/contratadas para o desenvolvimento de atividades relacionadas a temática fundiária, ambiental e documental;
  • Administrar os imóveis e servidões relacionados às concessões, garantindo a integridade e a regularidade dos ativos da Eurochem.
  • Realizar a gestão fundiária das propriedades da Eurochem para evitar invasões, sobreposições de matrículas, etc;
  • Conduzir a realização e manutenção de aceiros, manutenção de cercas, retirada de bovinos, etc;
  • Conduzir e apoiar o processo de regularização fundiária, identificando e solucionando pendências que possam comprometer a legalidade das propriedades e operações da cia;
  • Executar atividades diárias essenciais, tais como, gestão das propriedades, obtenção de anuências diversas, coleta de assinaturas, contestações técnicas, due diligence, entre outros;
  • Suportar a Eurochem em seu controle patrimonial e manutenção de posse de suas propriedades rurais;
  • Realizar o controle documental e geoespacial da base de propriedades da Eurochem, visando criar uma base para análise das áreas no CAR, PRA, RL, Direitos Minerários, APP, Compensações, ITR, GEO e CCIR;
  • Conduzir atividades de georreferenciamentos, levantamentos e demarcações topográficas, geoprocessamentos e certificações junto ao SIGEF, INCRA, entre outros;
  • Realizar a inscrição, retificação e alterações de Cadastro Ambiental Rural – CAR;
  • Acompanhar e analisar os investimentos (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX) relacionados ao tema fundiário;
  • Realizar outras atividades relacionadas à sua área de atuação, colaborando com diferentes equipes e departamentos para otimizar processos e resultados;
  • Desenvolver e manter indicadores fundiários atualizados, proporcionando uma visualização clara e acessível dos dados para facilitar a análise de desempenho e a tomada de decisões.

Requisitos e qualificações

  • Ensino Superior em Engenharias Agronômica, Agrimensura ou Florestal;
  • Experiência na função comprovada com tempo superior a 5 anos;
  • CREA Ativo;
  • Conhecimento em regularização fundiária, georreferenciamento de imóveis, geoprocessamento;
  • Conhecimento em Sistemas de Informações Geográficas (Arcgis, Autocad, Google Earth, etc);
  • Desejável conhecimento em legislação minerária e registros públicos;
  • Pacote Office intermediário/avançado;
  • Desejável inglês em nível intermediário;
  • Carteira Nacional de habilitação – B;
  • Experiência em análises documentais;
  • Disponibilidade para residir na região de Serra do Salitre/MG.
Esta vaga foi divulgada há mais de 7 dias e teve o botão de candidatura automaticamente removido*

* o botão de candidatura é removido para manter apenas vagas recentes ativas e minimizar links quebrados

Se você é usuário não-premium, siga o canal de sua profissão no Telegram para receber links diretos de novas vagas liberadas para acesso geral na Plataforma. Nossos alertas diários do Telegram são grátis (e sempre serão)!

Escolha sua profissão!

Especialista de gestão fundiária – Serra do Salitre/MG

liberado em 8 de maio de 2025
Local
Minas Gerais
©2025 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo