Agrobase Empregos
você está em
Agrobase / Empregos / Analista ambiental de socioeconomia – Fortaleza/CE

Analista ambiental de socioeconomia – Fortaleza/CE

liberado em 22 de maio de 2025

CE | Ceará
Efetivo (CLT)
Analista Social
Engenheiro Ambiental
Geógrafo
Gestor Ambiental
Tecnólogo em Gestão Ambiental

Responsável pela análise, elaboração e acompanhamento de estudos e programas relacionados aos aspectos socioeconômicos da gestão ambiental do Porto do Pecém. Atuará na interface com comunidades locais, órgãos públicos e outras partes interessadas, visando garantir a conformidade legal e promover o desenvolvimento sustentável na área de influência do empreendimento.

Responsabilidades Principais

  • Planejamento de atividades relacionadas a Educação Ambiental com comunidade tradicional pesqueira;
  • Desenvolvimento e implementação de programas e projetos de relacionamento com as comunidades, comunicação social e educação ambiental para a comunidade e para os trabalhadores portuários.
  • Elaboração de relatórios técnicos, apresentações e outros documentos relacionados aos aspectos socioeconômicos desenvolvidos.
  • Participação em reuniões técnicas, audiências públicas e outras formas de interação com stakeholders.
  • Acompanhamento e avaliação dos impactos socioeconômicos de projetos e atividades portuárias.
  • Atualização de diagnósticos sociais de comunidades costeiras;
  • Suporte na elaboração de planos de comunicação e de gestão de conflitos socioambientais.
  • Análise de legislação e normas pertinentes aos aspectos socioeconômicos do licenciamento ambiental.

Requisitos Obrigatórios

  • Formação superior completa em área social ou afins, como Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política), Geografia, Ciências Ambientais entre outros.
  • Experiência comprovada e mínima de 3 anos na área de estudos socioeconômicos.
  • Carteira de habilitação categoria B definitiva com mais de 2 anos de emissão e disponibilidade para dirigir veículos da empresa.
  • Conhecimento da legislação ambiental e dos processos de licenciamento ambiental, especialmente no que se refere aos componentes socioeconômicos.
  • Habilidade em coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos.
  • Domínio do Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint).
  • Disponibilidade para morar no Pecém ou na Taíba.

Requisitos Desejáveis

  • Pós-graduação ou especialização em áreas relacionadas a meio ambiente, desenvolvimento social, gestão de projetos ou áreas afins.
  • Conhecimento de metodologias de participação social e consulta pública.
  • Habilidade em elaboração de mapas e utilização de softwares de geoprocessamento (QGIS, ArcGIS).
  • Inglês intermediário ou avançado.

Habilidades e Competências

  • Excelente comunicação oral e escrita.
  • Habilidade de comunicação, negociação e relacionamento interpessoal.
  • Capacidade de análise crítica e resolução de problemas.
  • Organização e capacidade de planejamento.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Proatividade e autonomia.
  • Ética e responsabilidade socioambiental.
Esta vaga foi divulgada há mais de 7 dias e teve o botão de candidatura automaticamente removido*

* o botão de candidatura é removido para manter apenas vagas recentes ativas e minimizar links quebrados

Se você é usuário não-premium, siga o canal de sua profissão no Telegram para receber links diretos de novas vagas liberadas para acesso geral na Plataforma. Nossos alertas diários do Telegram são grátis (e sempre serão)!

Escolha sua profissão!

Analista ambiental de socioeconomia – Fortaleza/CE

liberado em 22 de maio de 2025
Local
Ceará
©2025 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo