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Analista socioambiental e fundiário pl – Gentio do Ouro/BA

liberado em 3 de fevereiro de 2025

BA | Bahia
Efetivo (CLT)
Administrador
Analista Social
Economista
Engenheiro Agrônomo
Engenheiro Ambiental
Engenheiro Florestal
Engenheiro Químico
Geógrafo
Gestor Ambiental
Tecnólogo em Gestão Ambiental

Responsabilidades e atribuições

  • Desenvolver ações e programas de investimento social privado, compulsórios e não compulsórios, patrocínios e doações.
  • Gestionar stakeholders, compreendendo e mapeando partes interessadas, identificando riscos e oportunidades, e definindo plano de ação, assegurando diálogo constante com as partes interessadas.
  • Mapear riscos e oportunidades, interrelacionamos com as partes interessadas e definição de um plano de ação.
  • Atuar na prevenção e gestão de crises, compreendendo, mapeando e tratando de situações, eventos ou stakeholders críticos e/ou sensíveis que possam gerar transtornos, prejuízos ou ônus a continuidade dos planos e estratégias da companhia para com seus ativos e investimentos, à imagem e reputação da Companhia.
  • Apoiar os programas ambientais de socioeconomia, desde a sua elaboração até sua efetiva implementação em campo, dentre os quais destacamos programa de comunicação social, educação ambiental, educação em saúde, parcerias público-privadas, gestão de patrimônio histórico e cultural, capacitação de mão de obra, etc.
  • Prever investimentos, elaborar orçamentos de referência, elaborar cronogramas ou estimativas de referência, analisar normas internas e requisitos legais, etc. que visem viabilizar projetos associados ao licenciamento e desenvolvimento dos estudos e programas ambientais, especialmente no meio socioeconômico.
  • Acompanhar as vistorias técnicas e ambientais in loco associadas aos projetos e inspecionar a implantação de medidas visando evitar, mitigar ou compensar impactos adversos e o atendimento as condicionantes ambientais.
  • Responder à auditorias internas e externas, de qualquer natureza, contribuir com informações para Relatório de Sustentabilidade, no que se refere aos aspectos socioambientais, prestando informações, dados e documentos necessários às mesmas; participando das inspeções in loco, quando houver, respondendo quesitos e realizando entrevistas, quando demandados.
  • Elaborar termos de referências e/ou especificações técnicas, requisição de compras de materiais e/ou serviços, análise técnica das propostas recebidas, gerindo do ponto de vista técnico os contratos inerentes à área socioambiental e fundiária.
  • Elaborar, atualizar e revisar relatórios técnicos e gerenciais dos projetos, relacionados aos ativos de sua abrangência, correspondências internas e externas, elaborar pareceres, no tocante aos aspectos socioambientais, fundiários e patrimoniais.
  • Efetuar registro das lições aprendidas dos programas sociais da Companhia, adotando e aplicando as mesmas, sempre que possível, de forma corretiva e preventiva, e disseminando-as entre colegas, fornecedores, consultores de forma a compartilhar conhecimento e experiências.
  • Adotar critérios que assegurem o tratamento equânime aos proprietários (arrendantes) e não-proprietários de terras, direta ou indiretamente atingidos, quando necessário.
  • Prestar informações aos Representantes da Companhia em questões fundiárias e reuniões técnicas internas e externas, presença nos serviços notariais, atendimento aos órgãos municipais, estaduais e federais.
  • Analisar documentação no processo patrimonial e dos dados disponíveis no sistema de geoprocessamento para a regularização do patrimônio imobiliário da Companhia, quando necessário, e subsidiar a área corporativa para a tomada de ações e/ou decisões.
  • Analisar os limites e confrontações dos imóveis lindeiros aos ativos da Companhia e Controladas, e processos de anuência para permissão de uso de intervenções em áreas de preservação permanente (APP e APA), quando necessário, e subsidiar a área corporativa para a tomada de ações e/ou decisões.
  • Elaborar as especificações técnicas para contratação de serviço de topografia, regularizações fundiárias e demais serviços para atendimentos a demandas patrimoniais, quando necessário.

Requisitos

  • Ensino Superior em Engenharias, Geografia, Administração, Arquitetura, Economia, Psicologia, Sociologia ou Direito.
  • Gestão de Projetos – Básico.
  • Gestão de Stakeholders – Básico.
  • Licenciamento e Legislação ambiental – Básico.
  • Inglês – Básico.
  • Conhecimentos em certificações internacionais (IFCC, Princípios do Equador, etc)   – Básico.
  • Redação e interpretação de textos – Básico.
  • Comunicação e oratória – Básico.
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