Empregos

SDA: Processo Seletivo para Agente Rural, Ceará

emprego-SDA - Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Empresa Contratante

Empresa Contratante: SDA – Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Ramo da Atividade: Desenvolvimento Agrário

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Órgão da Administração Direta do Governo do Estado do Ceará, tem por finalidade planejar, coordenar e executar, diretamente ou através das suas Vinculadas, as ações do Governo para o desenvolvimento da agropecuária, mediante apoio à agricultura familiar, ao incremento do agronegócio, ao fortalecimento da agricultura de sequeiro e pecuária, à expansão da agricultura irrigada, com destaque para fruticultura, floricultura, olericultura, pesca e aquicultura.

Dados da Vaga

Processo seletivo para Agente Rural

Objetivo

    Disponibilizar Bolsa de Transferência Tecnológica (BTT1 e BTT3) para aprendizado no exercício das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, que tem por finalidade promover a transferência de conhecimentos tecnológicos aos beneficiários do Projeto de Ampliação da ATER no Estado do Ceará.

Requisitos/Perfil Desejado

  • Profissionais de nível médio com formação em Técnico Agropecuário, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agronegócio e Técnico em Aquicultura e Pesca, bem como, profissionais de nível superior com formação em Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Tecnologia de Irrigação, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Conteúdo Programático

    Para técnico de nível superior e nível médio

  • Base conceitual – Desenvolvimento Rural Sustentável: Conceitos e Definições: Agricultura Familiar. Agricultura Sustentável. Comunidade. Desenvolvimento local/ endógeno/ territorial. Desenvolvimento Sustentável. Equidade. Etnia e Raça. Gênero. Inclusão Social. Público beneficiário. Raça. Segurança alimentar e nutricional sustentável. Território.
  • Base conceitual – Agroecologia e Convivência com o Semiárido: Princípios e conceitos. Diferentes estilos de agroecologia. transição agroecológica. Semiárido – Características naturais, ambientais e potencialidades.Políticas públicas de apoio a convivência com o semiárido. Práticas de manejo de solo e água, adequadas as condições do
    semiárido.Tecnologias de convivência com o semiárido.
  • Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária – PNATER: Lei Nº12.188, de 11 de Janeiro de 2010. Antecedentes históricos. Princípios e diretrizes que orientam a Política Nacional de Ater. O sistema descentralizado de Ater. Entidades participantes do Sistema Nacional de Ater. Sobre a gestão e coordenação do Sistema Nacional de Ater. Recursos Financeiros. Capacitação para a transição. Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
  • Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais: Lei Nº11.326, de 24 de Julho de 2006. Conceitos, princípios e instrumentos destinados à formulação das políticas públicas direcionadas à Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. A formulação, gestão e execução da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais serão articuladas, em todas as fases de sua formulação e implementação, com a política agrícola, na forma da lei, e com as políticas voltadas para a reforma agrária. Beneficiários.
  • Políticas Públicas da SDA: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Programa Brasil Sem Miséria – PBSM. Turismo rural. Bioenergias e culturas agroindustriais. Mandala Bovinocultura. Ovinocaprinocultura. Apicultura. Programa Leite Fome Zero. Programa Garantia Safra (Seguro Safra). PRONAF. Programa de Cisternas e Abastecimento de Água. Programa de Sementes. Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Simplificado – SAAES. Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF na linha de financiamento do Combate a Pobreza Rural – CPR com Subprojeto de Aquisição de Terra – SAT. Projeto Hora de Plantar; Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR (Minha Casa minha Vida Rural – MCMVR). Projeto São José III. Projeto de Irrigação na Minha Propriedade – PIMP; 20.Cajucultura. Mandiocultura. Palma Forrageira.Quintais Produtivos.
  • Extensão Rural no Ceará: Origens da prática extensionista. Momentos da ATER: do tradicional ao moderno – (1948/1963) “A técnica da demonstração”. Modernização do campo (1964/1979) “O Difusionismo”. A ATER e o Estado Mínimo (1979/1994) “a organização comunitária x especialização tecnológica”. A ATER como política pública (1995/2010) “construtivista e participativa”. A ATER como estratégia de implementação das Políticas Públicas (A partir de 2011) “produção sustentável x e combate a pobreza”.
  • Metodologias Participativas: Bases conceituais para a pedagogia emancipadora. Orientações e procedimentos metodológicos para construção da Pedagogia de Ater. Metodologia Participativa de Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável- Mexpar.
  • Noções de Português: Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Significação das palavras. Redação e correspondências oficiais.
  • Noções de Informática: Conceitos de Internet e intranet. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e à intranet. Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux.

Cronograma

  1. Inscrições (Até 13/07/2017)
  2. Validação das inscrições (14/07/2017)
  3. Divulgação dos locais de prova (18/07/2017)
  4. Aplicação da prova objetiva (23/07/2017)
  5. Divulgação dos gabaritos (24/07/2017)
  6. Recurso contra a elaboração de questões e/ou gabaritos de prova (24 e 25/07/2017)
  7. Resultado dos recursos (26/07/2017)
  8. Resultado da prova objetiva e divulgação da convocação para análise curricular (31/07/2017)
  9. Entrega dos Documentos Comprobatórios (01 a 04/08/2017)
  10. Resultado pós-análise curricular (21/08/2017)
  11. Recurso contra a análise curricular (22/08/2017)
  12. Resultado Final (28/08/2017)
  13. Apresentação dos aprovados para assinatura do Termo de Outorga 29/08 a 01/09/2017)
  14. Apresentação dos Aprovados nos Locais de trabalho (04/09/2017)

Observação

  1. A primeira etapa compreenderá uma Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa compreenderá de Análise Curricular, de caráter classificatório.
  2. Constitui objeto deste Edital a seleção de interessados em integrarem o Programa Agente Rural, mediante concessão de bolsa de Transferência Tecnológica para aprendizado no exercício das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, tendo prazo de vigência de 4 meses, podendo ser prorrogada até o limite máximo de 36 meses, conforme o prazo máximo previsto pelo Programa Agente Rural que não permite que o bolsista (controle pelo número de CPF) tenha o benefício por período, contínuo ou não, superior a 36 meses. A

  3. Bolsa:
    • BTT 1 Mestre ou Especialista/Mestrando com créditos concluídos (Experiência em transferência tecnológica na área do projeto: mínimo 4 anos) ou Graduado (Experiência em transferência tecnológica na área do projeto: mínimo 8 anos): R$ 2.700,00
    • BTT3 Técnico de Nível Médio: R$ 1.254,00
  4. A presente seleção visa ao preenchimento imediato de 235 vagas para atividades do Programa Agente Rural. Haverá também formação de cadastro de reserva, podendo a SDA convocar dentro do prazo de vigência da presente seleção.

 

Inscrições

Inscrições até dia 13 de Julho de 2017

 

 

Fonte: SDA: Processo Seletivo para Agente Rural, Ceará