Dúvidas Frequentes. Respostas para dúvidas recorrentes da seção de oportunidades.
O nosso objetivo é que o usuário (candidato) encontre facilmente, e em um mesmo local, todas as vagas divulgadas em sua área de trabalho/estudo. Para atingir esse objetivo, monitoramos diariamente diversas fontes de acesso público na web ou levantadas em nossa própria rede de informação.
Tanto a divulgação de oportunidades por parte das empresas, como a visualização por parte dos interessados são gratuitas.
Se você está a procura de uma vaga, confira o item abaixo “Como faço para me candidatar às vagas veiculadas na Agrobase?”.
Se você quer divulgar vaga(s), utilize o formulário online ou encaminhe sua(s) vaga(s) diretamente aos cuidados de lorena@agrobase.com.br .
Para candidatar-se corretamente às oportunidades veiculadas na Agrobase, atente para a indicação dos botões coloridos presentes no resumo (coluna lateral) e rodapé (parte inferior) das publicações.
Os botões identificam a natureza da vaga, sendo que o procedimento para encaminhamento de currículo em cada caso é especificado a seguir:
Contato Direto (Botão Verde): seu currículo deverá ser encaminhado por e-mail, ou através de cadastro diretamente no site da empresa contratante ou empresa de RH responsável pelo recrutamento. Leia atentamente as instruções da vaga em questão para saber como proceder.
Banco de Currículos Gratuito (Botão Laranja): são vagas localizadas em bancos de currículos gratuitos na internet. Encaminhar seu currículo à empresa contratante não custa nada, porém você terá que obrigatoriamente cadastrar seu currículo na plataforma do banco de currículos onde a vaga foi localizada para poder candidatar-se a mesma.
Banco de Currículos Restrito a Assinantes (Botão Azul): são vagas localizadas em banco de currículos fechado (Catho). Não existe possibilidade de contato direto com a empresa contratante para não-assinantes do serviço. Nesse caso, você deverá realizar assinatura do Banco de Currículos para poder encaminhar seu currículo e participar do(s) processo(s) de seleção (clique aqui para assinar)
Se você quiser ter acesso a todas vagas veiculadas (livres e restrito a assinantes) na Seção de Oportunidades da Agrobase, faça sua assinatura do banco de currículos (Catho) para ter acesso às vagas restritas.
Ressaltamos que a Agrobase não participa dos processos de seleção, sendo que o objetivo da Seção de Oportunidades é divulgar de maneira organizada as vagas de emprego, estágio e trainee nas áreas de ciências agrárias e veterinárias, meio ambiente, biologia e nutrição.
Tanto a divulgação de oportunidades por parte das empresas, como a visualização por parte dos interessados são gratuitas.
No momento, atendemos profissionais de nível médio e superior nas seguintes áreas:
- Nível Superior (Bacharelado) – Administração Rural, Biologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Pesca, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária, Gestão do Agronegócio, Oceanografia, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia.
- Nível Superior (Tecnológico) – Tecnologia em Agronegócios, Tecnologia em Agropecuária, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnologia em Produção Agropecuária.
- Nível Médio – Técnico Agrícola, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico Ambiental, Técnico Florestal, Técnico em Nutrição e Dietética.
Para publicação de novas vagas, utilize o link “Publicar Vaga” presente no menu principal (acima) ou rodapé do site (abaixo) e preencha o formulário rápido.
Qualquer dúvida adicional sobre publicação de vagas, contate a lorena@agrobase.com.br ou utilize o formulário rápido de contato.
Se você já se cadastrou em nossas atualizações por e-mail e não está recebendo nossas mensagens, cheque as seguintes possibilidades:
- Você estabeleceu um filtro muito restrito. Exemplo: receber apenas vagas para zootecnista no acre. Os e-mails só são disparados para você quando existem novas vagas atendendo o critério estipulado em seu cadastro.
- Seu e-mail está filtrando nossas mensagens erroneamente como spam/lixo eletrônico. Cheque a pasta de lixo eletrônico do seu e-mail e, caso encontre alguma mensagem nossa, mova-as para a caixa de entrada ou marque-as como “não spam”.
Caso persista com problemas, contate-nos através do agrobase@agrobase.com.br ou formulário rápido de contato.
Os bancos de currículos protegem as informações de contato das empresas contratantes de forma que, muitas vezes, nem os assinantes do serviço de banco de currículos tem acesso às mesmas. Então o encaminhamento de currículo de assinantes (candidatos) para as vagas divulgadas pelas empresas é possível apenas através da plataforma (sistema) do banco de currículos.
Isso acontece geralmente por três motivos a saber:
- Muitas empresas contratantes evitam publicar informações de contato em seus processos de recrutamento de profissionais. Essa medida é tomada considerando geralmente um ou mais dos seguintes fatores:
- A empresa contratante não quer que a pessoa que será substituída tenha ciência da seleção para seu cargo.
- A empresa contratante quer evitar que os interessados usem informações de seu site corporativo para entrarem em contato através de telefone ou outros canais não apropriados para assuntos de seleção.
- A empresa contratante quer evitar que interessados entrem em contato/encaminhem currículo fora de período de recrutamento.
- E-mails disponibilizados publicamente na web estão sujeitos a cadastro para recebimento de propaganda indesejada (spam).
- As empresas contratantes estabelecem filtros dentro do sistema do banco de currículos, de forma a ser executada uma pré-filtragem dos currículos de candidatos (através de questões, análise de perfil e palavras-chave) e o recrutamento ser executado de forma mais eficiente e organizada. Ou seja: o banco de currículos é parte obrigatória do processo de seleção dos profissionais na empresa contratante.
- As empresas de banco de currículos capitalizam através da venda de assinaturas e/ou serviços relacionados a treinamento e (re)colocação profissional. Dessa forma, proteger os dados de contato das empresas contratantes é uma forma deles preservarem o modelo de negócio e e evitar a reprodução não autorizada de vagas por terceiros (concorrentes).
Assim que a data de expiração da vaga é atingida, ou mediante manifestação espontânea de encerramento por parte da empresa contratante/recrutadora, sinalizamos a vaga em questão com um aviso de “Recrutamento Encerrado”.
Entretanto, no caso de vagas monitoradas em sites da web (redes sociais, entidades de classe, portais, revistas, jornais e bancos de currículos), não temos controle sobre prazos de seleção/recrutamento. A orientação neste caso é que o interessado utilize a forma de contato presente no corpo do texto para obter maiores informações.
Em oportunidades monitoradas em sites da web nem sempre o prazo estipulado de recrutamento é respeitado, pois a empresa contratante/recrutadora pode encontrar o profissional antes do prazo oferecido ou decidir por cancelar o recrutamento.
Os bancos de currículos pagos não são garantia de que você conseguirá um emprego ou será chamado para uma entrevista, mas funcionam como uma alternativa muito boa para o que se propõem: colocá-lo em contato com um maior número de oportunidades de trabalho/emprego.
Dentre os bancos de currículos que oferecem serviço de assinatura no Brasil, destacamos a Catho, Manager e Emprego Certo que são, nessa ordem, os que publicam maior número de oportunidades profissionais em nosso país.
Se você é assinante ou pretende assinar a Catho, pode conferir diariamente as vagas publicadas na sua área aqui na Agrobase e ainda ter acesso a concursos públicos e outras vagas que possam lhe interessar.
Se você é assinante da Manager, nossa dica é que você faça uma rápida busca utilizando as 5 primeiras letras de sua profissão (exemplo: “agrono”,”biolo”,”veter”,”zoote”,”ambient”). Dessa forma, você tem acesso rápido a todas as vagas publicadas em sua área por lá. Experimente você mesmo!
Para aqueles que procuram carreira internacional, aí o banco de currículos do Monster é imbatível. Esporadicamente são até publicadas algumas vagas para o Brasil por lá, mas sinceramente não sabemos se vale a pena investir.
A Agrobase pretende implementar um banco de currículos próprio para profissionais do agronegócio. Estamos estudando a melhor forma de executar o projeto mas adiantamos que o serviço será gratuito para os usuários (candidatos), a exemplo das vagas de emprego publicadas diretamente conosco que já são divulgadas de forma aberta a todos.
Frequentemente ouvimos relatos sobre falsas empresas contratantes e/ou de RH que tentam ludibriar pessoas cobrando algum tipo de taxa do candidato para supostamente encaixá-lo em uma vaga de emprego que sequer existe. Tal golpe é aplicado com muita frequência mediante oportunidades veiculadas em jornais, bancos de currículos ou ligação telefônica direta para a casa da vítima.
A história é quase sempre a mesma: a estelionatária faz o candidato pensar que está virtualmente empregado, desde que banque alguma despesa/investimento prévio (teste psicólogico, curso de treinamento…) para garantir a vaga. Saiba como não cair nesse golpe:
- Pesquise na Fundação Procon (www.procon.sp.gov.br – ou do estado em questão), no Tribunal de Justiça de seu Estado e na internet sobre a idoneidade da empresa que faz o processo de seleção.
- Tente tirar o máximo de informação sobre a vaga anunciada: nome da empresa que vai contratá-lo, pré-requisitos devem ser compatíveis com a formação.
- Pergunte se terá de pagar alguma taxa antes de comparecer à entrevista. Desconfie se a empresa disser que você só poderá continuar no processo de seleção se pagar uma quantia que pode ser quitada mediante boleto, depósito/transferência bancária, ou parcelada no cheque/cartão de crédito.
- Se a empresa cobrar alguma quantia, pergunte qual é o tipo de serviço que será prestado e exija que conste do contrato: recolocação, treinamento e análise de currículo, entre outros.
- Leia atentamente o contrato. Nele deve estar especificado todo o teor da conversa. Não aceite promessas verbais de recolocação. Se a empresa o fizer, peça para ela escrever a afirmação no documento.
- Nenhuma empresa de RH pode assegurar uma vaga para o candidato; somente a empresa que está contratando o funcionário tem esse poder.
Em todas as oportunidades profissionais publicadas diretamente conosco, a Agrobase confirma diretamente com o responsável pela seleção o CNPJ da empresa e os e-mails para onde os profissionais deverão encaminhar seus currículos. Desse forma, quando existe os indicativos “CNPJ confirmado” e “E-mail corporativo confirmado” no corpo da divulgação, significa que a Agrobase checou as informações declaradas pela contratante/recrutadora no intuito de minimizar riscos de veicular vagas provenientes de empresas/pessoas mal-intencionadas e conferir uma camada de segurança extra para seus usuários.