Empregos

MMA/ SBio: Vaga consultor em biodiversidade e ecologia/ conservação e uso racional de ecossistemas de zonas úmidas, Brasília – DF

Emprego Emprego Ministério do Meio Ambiente - MMA

Empresa Contratante

Empresa Contratante: Ministério do Meio Ambiente – MMA | Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SBio
Ramo da Atividade: Articulação Institucional e Cidadania Ambiental

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado em novembro de 1992, tem como missão promover a adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável na formulação e na implementação de políticas públicas, de forma transversal e compartilhada, participativa e democrática, em todos os níveis e instâncias de governo e sociedade.

Dados da Vaga

Consultor
Projeto RA/12/G31 – Planejamento Nacional da Biodiversidade para Apoio à Implementação do Plano Estratégico da CDB 2011-2020 no Brasi

Objetivos da Contratação

    Realizar estudos voltados a levantar e organizar as informações disponíveis de modo a fornecer o embasamento técnico necessário para ampliar a rede de Sítios Ramsar Brasileiros.

Requisitos/Perfil Desejado

    Obrigatório:

  • Profissional com nível superior em Ciências Biológicas ou áreas afins na área de ecologia/ conservação da biodiversidade, com especialização ou mestrado na área em foco e experiência profissional comprovada, de pelo menos 3 anos, em trabalhos relacionados aos temas da Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas e seus instrumentos; tais como: biodiversidade e ecologia, conservação e uso racional de ecossistemas de zonas úmidas.
  • Experiência com tradução, especialmente da língua portuguesa para o inglês. A experiência deverá ser comprovada por meio de artigos, projetos ou documentos na língua inglesa redigido pelo candidato ou por meio de certificado de proficiência (Ex.: TOEFL, ELTS, FCE) ou certificado de curso avançado de inglês.
  • Conhecimento de Sistemas de Informações Georreferenciadas que permitam a produção e entrega dos mapas, com seus respectivos arquivos de geoprocessamento utilizados.
  •  

    Desejável:

  • Doutorado ou Pós Doutorado com tema relacionado ao foco da consultoria, sob análise de relevância pelo contratante

Atribuições e Responsabilidades

  • Organizar informações técnicas sobre biogeografia, hidrologia e geomorfologia; informações sobre características físicas e ecológicas; informações sobre fatores adversos e ameaças; bem como demais informações relevantes ao preenchimento de Fichas Informativas Ramsar para 4 (quatro Unidades de Conservação selecionadas em comum acordo com o coordenador do projeto, nos moldes do exigido pela Convenção de Ramsar em seu Manual 17 (sobre designação de Sítios Ramsar) e no modelo de Ficha Informativa Ramsar acessível no sítio eletrônico da Convenção: http://www.ramsar.org/sites/default/files/documents/library/blank_offline_ris_word_form.docx. Mais informações a respeito do preenchimento das fichas podem ser obtidas em : http://www.ramsar.org/sites-countries/designating-ramsar-sites.
  • Traduzir as informações técnicas mencionadas na atividade anterior para a língua inglesa, de quatro unidades de conservação nos moldes do exigido pela Convenção de Ramsar para a elaboração das Fichas Informativas Ramsar, incluindo o mapa.
  • Participar de reuniões com representes da SBio/MMA, ICMBio, dentre outros, para definição da metodologia de trabalho, coleta de dados, e discussões a respeito do andamento da consultoria.

Produtos

  1. Documento contendo informações técnicas detalhadas, sobre biogeografia, hidrologia e geomorfologia, biodiversidade; informações sobre características físicas, químicas e ecológicas; informações sobre fatores adversos e ameaças; informações sobre dados culturais e sociais, divulgação e comunicação, incluindo mapa detalhado da unidade, bem como demais informações relevantes ao preenchimento de Fichas Informativas Ramsar no modelo exigido pela Convenção de Ramsar (Fichas Informativas Ramsar e mapa, com os respectivos arquivos de geoprocessamento utilizados), em português, para quatro (04) Unidades de Conservação.
  2. Documento contendo informações técnicas detalhadas, sobre biogeografia, hidrologia e geomorfologia, biodiversidade; informações sobre características físicas. Químicas e ecológicas; informações sobre fatores adversos e ameaças; informações sobre dados culturais e sociais, divulgação e comunicação, incluindo mapa detalhado, bem como demais informações relevantes ao preenchimento de Fichas Informativas Ramsar no modelo exigido pela Convenção de Ramsar (Fichas Informativas Ramsar e mapa, com os respectivos arquivos de geoprocessamento utilizados), em inglês, para quatro (04) Unidades de Conservação.

Observação

  • Duração do Contrato: 5,5 meses.
  • Data de início: 01/07/2017.
  • Data de término: 15/12/2017.

 

Candidatura/Envio de Currículos

Envio de currículos até dia 25 de Maio de 2017
(Data limite de postagem)

 

Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo (em anexo e no corpo da mensagem) informando no envelope “BRA/11/001 – TDR Nº 02/2017 – 3.1 – Sítios Ramsar” para:

Caixa Postal Nº: 8526
CEP: 70.312-970
Brasília – DF

 

 

Fonte: MMA/ SBio: Vaga consultor em biodiversidade e ecologia/ conservação e uso racional de ecossistemas de zonas úmidas, Brasília – DF