Empregos

IPAM: Vaga pesquisador auxiliar (área agropecuária/ ambiental), Cuiabá – MT

Emprego IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

Empresa Contratante

Empresa Contratante: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)
Ramo da Atividade: Pesquisa ambiental

O IPAM é uma organização científica, não governamental e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica, justiça social e a conservação da integridade funcional dos ecossistemas da região. Ao longo dos anos, o IPAM deu importantes contribuições para o Brasil e o mundo, produzindo conhecimento e testando a aplicação e viabilidade de políticas públicas.

Sua atuação nesse sentido tem um forte caráter inovador, especialmente no desenvolvimento de mecanismos que valorizem a floresta em pé associada ao desenvolvimento econômico. Desde a participação na concepção do conceito de REDD+, até o desenvolvimento da metodologia de estoque-fluxo para distribuição de benefícios do REDD+, o IPAM tem mostrado seu perfil propositor e articulador entre os diferentes atores.

Atualmente, o IPAM busca inovar mais uma vez ao desenvolver, juntamente com parceiros, uma proposta de mecanismo de compensação para áreas de ativos florestais. Para desenvolver essa proposta, é necessário um forte esforço de articulação, especialmente com os produtores rurais onde há remanescentes florestais e suas associações de classe, assim como com governos municipais, estaduais e federal, empresas e ONGs parceiras.

Dados da Vaga

Pesquisador auxiliar

Requisitos/Perfil Desejado

  • Formação em agronomia, engenharia agropecuária ou outras ciências agrárias e correlatas.
  • Preferencialmente cinco anos de experiência na área agropecuária.
  • Boa capacidade de comunicação e articulação política. Desenvoltura para entender e trabalhar com diferentes atores, especialmente do agronegócio. Boa organização no trabalho e habilidade para trabalhar em equipe. Independência e proatividade.
  • Disponibilidade para viagens frequentes e trabalhos em campo no interior do Mato Grosso.
  • Conhecimento da legislação ambiental federal e estadual, especialmente do Código Florestal. Conhecimento básico de REDD+ e mecanismos econômicos para conservação.
  • Inglês intermediário/ avançado.
  •  

    Desejável:

  • Entendimento das dinâmicas de uso da terra na Amazônia Legal, e em especial no Mato Grosso.
  • Entendimento de mecanismos de compensação para a conservação de ativos florestais e recuperação de passivo.
  • Experiência de campo com produtores rurais de grande e pequeno porte.

Atribuições e Responsabilidades

    Vaga de pesquisador para ser elemento chave nessa articulação, estabelecendo um diálogo transparente e de confiança com os stakeholders envolvidos. Além disso, o colaborador deverá apoiar a consolidação de uma estratégia relacionada à produção agropecuária, restauro e fortalecimento de cadeias produtivas na Amazônia Legal.

     

    Responsabilidades:

  • Primordialmente, estabelecer e manter o diálogo e articulação política com diferentes atores locais e regionais, especialmente produtores rurais, buscando assegurar condições favoráveis ao desenvolvimento dos trabalhos do IPAM no estado de Mato Grosso.
  • Participar das discussões estratégicas do Instituto quanto a iniciativas relacionadas ao agronegócio.
  • Participar na elaboração de estudos e realização de análises sobre cadeias produtivas agropecuárias, e representar o IPAM em eventos relacionados.
  • Realizar visitas de campo.
  • Estar pelo menos uma semana por mês em Brasília, para trabalho com a equipe dos projetos ao qual estiver relacionado.
  • Participar de reuniões para planejamento, avaliação e apresentação dos trabalhos realizados, além da elaboração de relatórios.
  • Manter o compromisso com os objetivos e valores da instituição.
  • Cumprir os procedimentos administrativos do IPAM.

Etapas do Processo

  1. Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT, com tempo determinado, tendo vigência de um ano, prorrogável.
  2. Início previsto das atividades: 19/06/2017.
  3. O resultado da pré-seleção para entrevista será divulgado no dia 02/06/2017. Apenas os pré-selecionados serão contatados para a entrevista.

 

Envio de Currículos

Envio de currículos até dia 30 de Maio de 2016
Por gentileza, somente enviar currículo profissionais que se encaixem no perfil,
de forma a economizar seu tempo e do recrutador.

 

Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo (em anexo e no corpo da mensagem) para curriculo@ipam.org.br sob o Assunto: “Pesquisador – Agro Cuiabá”.

 

Documentos Necessários

  1. Currículo (máximo de 3 páginas)
  2. Carta de apresentação com experiência em relação aos quesitos essenciais, obrigatórios e desejáveis, além de pretensão salarial (máximo 2 páginas)
  3. Texto de até meia página, sobre a relação entre agricultura, meio ambiente e desenvolvimento na Amazônia
 

Fonte: IPAM: Vaga pesquisador auxiliar (área agropecuária/ ambiental), Cuiabá – MT