Empregos

IICA: Vaga consultor em proposta de sistema de inspeção para unidades da defesa agropecuária, Brasília – DF

Emprego IICA Cooperação Técnica para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural

Empresa Contratante

Empresa Contratante: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)
Ramo da Atividades: Agricultura e o desenvolvimento rural

Criado em 1942, o IICA é um organismo internacional especializado em cooperação técnica para a agricultura e o desenvolvimento rural das Américas. O instituto se dedica integralmente a promover uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva.

Temos uma visão moderna sobre os desafios da agricultura, que vão desde a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola até a urgente necessidade de alimentar a crescente população mundial, passando pela geração de oportunidades de inclusão produtiva e empregos os homens e as mulheres que vivem do campo. Propomos um modelo para a agricultura que ajude a melhorar os ingressos financeiros dos países e das pessoas, que seja fonte confiável de segurança alimentar e reduza os efeitos das mudanças climáticas no campo.

Dados da Vaga

Consultor (Pessoa Física) | Contratação de Consultoria Física (PTC Nº 069/2017) | 7584
Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/13/004

Objetivo Geral

    Avaliar em termos operacionais, organizacionais e de dotação de pessoal, as DDAs/SFA-UF, as UTRAs/SFA-UF e os SVAs-UVAGROS/SFA-UF, com vistas elaboração de uma proposta de reorganização e modernização do Sistema de Defesa Agropecuária Federal, obedecendo aos critérios e propostas estabelecidas no Plano de Defesa Agropecuária.

Objetivos Específicos

  • Avaliar o modelo de organização institucional do Sistema de Defesa Agropecuário Federal, especificamente seu formato matricial na relação SDA, DDAs/SFA-UF, UTRAs/SFA-UF e SVAs/UVAGROs/SFA-UF;
  • Apresentar, no mínimo duas propostas de governança do modelo matricial, que considerem as peculiaridades de cada área da Defesa Agropecuária, observando as atividades de execução direta do MAPA, diferenciando daquelas que podem ser delegadas ou executadas em parceria com entes federados, considerando fluxos/cargas de trabalho e oportunidades de regionalização, baseadas nas demandas do setor produtivo;
  • Considerar e priorizar na proposta de alternativa a eficiência, principalmente a utilização do pessoal por especialização e competência;
  • Identificar possíveis impactos das propostas nos sistemas informatizados da Defesa Agropecuária;
  • Descrever a estrutura necessária de recursos humanos e logísticos para as propostas, separadas por processo ou atividades/função, apresentando as planilhas de cálculo;
  • Propor Mapa de Indicadores fundamentais que permitam monitorar a participação e contribuição das DDA/SFA-UF, UTRA/SFA-UF e SVA/UVAGRO/SFA-UF, ou quem as substituir, a operacionalização do Sistema de Defesa Agropecuária federal.

Requisitos/Perfil Desejado

  • Não ter vínculo empregatício com qualquer instituição pública direta ou indireta dos Governos Federal, Estaduais ou Municipais, respeitadas as exceções constitucionais que tratam do assunto (caráter eliminatório).
  • Requer-se para a consultoria, profissional de nível superior com Mestrado na área de Administração ou Gestão Pública (experiência de 10 (dez) anos em Gestão Pública poderá substituir o mestrado).
  • Experiência comprovada em Gestão Pública de no mínimo 05 (cinco) anos. Experiência comprovada em levantamento e sistematização de informações para implantação de uma estrutura de governança. Experiência comprovada em elaboração de Planos Estratégicos e de Políticas Públicas para Órgãos Governamentais.

Produtos

  1. Diagnóstico da Situação Organizacional, Administrativa e Funcional das DDAs/SFA-UF, UTRAs-SFA-UF e SVA/UVAGRO/SFA-UF: O diagnóstico deverá abordar de forma especifica como se realiza a interlocução técnica de cada DDA, UTRA e SVA/UVAGRO com a SDA, de cada Serviço da DDA com cada Departamento da SDA, de cada Serviço da DDA com cada unidade descentralizada de execução (UTRA, SVA e afins) bem como a interlocução administrativa da DDA, Serviços e unidades descentralizadas com as áreas de apoio operacional da SFA. A linha técnica e a linha administrativa deverão ser diagnosticadas, através de amostragem a partir de DDA/SFAs e seu relacionamento com a SDA.
  2. Apresentar Proposta de Alternativas de Organização para o Sistema de Defesa Agropecuária a nível descentralizado: A Proposta buscará alinhar o nível descentralizado com a organização central de forma técnica e administrativa e ao SUASA. A proposta deverá discutir alternativas, apresentando para uns seus pontos fracos e fortes, e propondo uma alternativa como como melhor. A proposta deverá ser apresentada em um Seminário para discursão interna na SDA/MAPA.
  3. Desenvolver proposta de Organização para o Sistema de Defesa Agropecuária a nível descentralizado: A partir do Seminário e da decisão sobre alternativa escolhida para alinhar o Sistema de Defesa Agropecuária Federal a nível descentralizado com a organização central de forma técnica e administrativa e ao SUASA, a proposta deverá ser desenvolvida a nível de organização institucional, operacional e de distribuição de pessoal, e incluirá um Plano de Implementação. O Plano de Implementação indicará todas as providências legais, institucionais, operacionais e financeiras necessárias à sua implementação. O Plano também incluirá indicadores e esquema para seu Monitoramento e Avaliação, permitindo a administração do MAPA acompanhar cada passo de sua implementação.

Observação

  • Prazo de Execução: O trabalho da consultoria técnica será desenvolvido em 04 (quatro) meses, produzindo relatórios de acompanhamento e análise da mídia, assim como propondo ações e soluções para possíveis problemas.
  • Valor do Contrato: O custo total da consultoria é de R$ 95.000,00 (noventa e cinco mil Reais), sendo destinados ao pagamento de honorários, cumpridas as obrigações contratuais.
  • Local: A consultoria será desenvolvida em Brasília-DF. Os custos decorrentes de eventuais viagens serão arcados pelo PCT BRA/IICA/13/004.

 

Candidatura/Envio de Currículos

Envio de currículos até dia 22 de Maio de 2017
 

Fonte: IICA: Vaga consultor em proposta de sistema de inspeção para unidades da defesa agropecuária, Brasília – DF