Empregos

IICA: Vaga consultor em mobilização social/ agricultura familiar/ semiárido, Paraíba

Emprego IICA Cooperação Técnica para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural

Empresa Contratante

Empresa Contratante: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)
Ramo da Atividades: Agricultura e o desenvolvimento rural

Criado em 1942, o IICA é um organismo internacional especializado em cooperação técnica para a agricultura e o desenvolvimento rural das Américas. O instituto se dedica integralmente a promover uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva.

Temos uma visão moderna sobre os desafios da agricultura, que vão desde a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola até a urgente necessidade de alimentar a crescente população mundial, passando pela geração de oportunidades de inclusão produtiva e empregos os homens e as mulheres que vivem do campo. Propomos um modelo para a agricultura que ajude a melhorar os ingressos financeiros dos países e das pessoas, que seja fonte confiável de segurança alimentar e reduza os efeitos das mudanças climáticas no campo.

Dados da Vaga

Consultor (Pessoa Física) | Contratação de Consultoria Física (PTC Nº 061/2017) | 7487
Projeto de Cooperação Técnica PROCASE-PB

Objetivo Geral

    Dar suporte à coordenação das Unidades Regionais de Gestão do Projeto – PROCASE – URGPs, na mobilização social das entidades parceiras e dos atores sociais locais, contribuindo com o processo de articulação e diálogo entre os movimentos sociais e a sociedade civil organizada e entre esses e o Projeto.

Objetivos Específicos

  • Identificar e mapear as características dos grupos de beneficiários/as, suas representações, organizações de apoio e instâncias colegiadas no território de atuação do PROCASE.
  • Apoiar a mobilização social, as articulações locais e construção de eventuais parcerias para potencializar e fortalecer as ações do PROCASE, favorecendo o diálogo com os movimentos e atores sociais e à efetiviação das parceirias locais, mediante o acompanhamento da UGP.
  • Fortalecer a capacidade de gestão organizacional de grupos de mulheres, de jovens e quilombolas em associações e cooperativas nos Territórios de intervenção do Procase.

Requisitos/Perfil Desejado

  • Formação superior em Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e/ou Agrárias.
  • No mínimo 03 (três) anos de experiência comprovada nas atividades a desempenhar. Experiência comprovada em mediação de trabalhos em grupo e no desenvolvimento de atividades com entidades de base, associações comunitárias e/ou grupos coletivos, preferencialmente do semiárido. Habilidade e experiência comprovada em elaboração, análise e implantação de projetos junto ao público da agricultura familiar, em especial do semiárido. Experiência comprovada na capacitação e apoio aos agricultores e lideranças locais sobre planejamento econômico e social de empreendimentos, formulação de projetos, gerenciamento de empreendimentos e bens coletivos e orientações administrativas e financeiras a projetos.
  • Conhecimento referente ao Estado da Paraíba, sobretudo do semiárido e dos aspectos relacionados às questões do meio rural, particularmente da agricultura familiar. Conhecimentos sobre associativismo/cooperativismo, bem como, experiência comprovada no apoio a processos coletivos ou associativos de grupos de produtores e organizações comunitárias. Conhecimento e experiência comprovada em ações no campo do desenvolvimento rural sustentável, com foco nas estratégias territoriais. Conhecimento sobre o território e as ações de desenvolvimento territorial de onde pretende atuar.
  • Capacidade de trabalhar em equipe, com autonomia e iniciativa, bem como, habilidade em comunicação escrita e oral e capacidade de análise estratégica e elaboração acerca da realidade. Habilidade de relacionamento com pessoas de várias realidades. Sensibilidade para questões de gênero, raça/etnia e compromisso em promover a participação integral e igual de mulheres, população negra e jovens em todos os aspectos do trabalho relacionados ao Projeto.
  • Carteira Nacional de Habilitação para conduzir veículo do Projeto na área de atuação do projeto.
  • Conhecimento em informática.
  • Residir no Território onde pretende atuar.

Atribuições e Responsabilidades

  • Articular juntamente com a UGP todos os atores sociais dos territórios de intervenção do Projeto.
  • Mapear e manter acompanhamento das entidades parceiras do PROCASE no território.
  • Divulgar o PROCASE no âmbito do Território.
  • Mobilizar o público beneficiário para as atividades do PROCASE.
  • Capacitar tecnicamente e fortalecer as Organizações de Produtores/as inseridas nos territórios de intervenção do Projeto.
  • Apoiar o acesso das lideranças locais a informações administrativas e jurídicas no âmbito do PROCASE.
  • Realizar a mobilização de jovens lideranças para participar como animadores dos processos de desenvolvimento territorial sustentável e solidário nos territórios de atuação do PROCASE.
  • Acompanhar a participação dos jovens mobilizados e dar suporte ao seu papel de animadores de processos de desenvolvimento no território.
  • Assessorar a realização de oficinas por grupo sobre plano de negócio, economia solidária e empreendedorismo para formalização de grupos produtivos constituídos por mulheres e jovens, especialmente em comunidades quilombolas.
  • Assessorar a realização de 4 intercâmbios entre grupos de agricultores familiares a ambientes de aprendizagem e construção de saberes.
  • Apoiar a elaboração de projetos produtivos e sociais junto as entidades de base da agricultura familiar.
  • Apoiar Projetos Produtivos de grupos de mulheres, jovens e comunidades quilombolas organizados em Associações e Cooperativas na área de atuação do Procase.
  • Acompanhar/ assessorar as atividades do PROCASE, garantindo a inserção de grupos de mulheres, de jovens e das comunidades quilombolas inseridas em seu território de intervenção.

Produtos

  1. Documento contendo informações sobre a inserção de mulheres, jovens e quilombolas nas ações do Projeto, incluindo a identificação de resultados positivos dessa inserção, possíveis entraves e propostas de resolução para os mesmos.
  2. Documento contendo relatório sobre a realização de intercâmbios entre grupos de agricultores familiares e a realização de capacitações voltadas a fortalecer a capacidade de gestão organizacional de grupos de mulheres, de jovens e quilombolas em associações e cooperativas nos Territórios de intervenção do Procase.
  3. Documento contendo informações sobre a interação do PROCASE com outras políticas Públicas desenvolvidas no âmbito de sua intervenção, incluindo a identificação de resultados positivos dessa interação, possíveis entraves e propostas de resolução para os mesmos.
  4. Documento contendo informações sobre a situação da participação social no Projeto no território de atuação, incluindo: informações sobre adesão de parceiros do Projeto, atividades de capacitação de produtores/as e suas organizações, interação do Projeto com outras políticas públicas e sobre a inserção de mulheres, jovens e quilombolas nas ações do Projeto.

Observação

  • Prazo de Execução: A vigência da consultoria será de até 08 (oito) meses, iniciando à partir da assinatura do contrato.
  • Valor do Contrato: O valor total dos honorários para os referidos serviços será de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais), referente ao período de até 08 meses de consultoria.
  • Local: O (a) Mobilizador Social deve ficar lotado (a) no município onde será localizado o escritório da URGP (Território de Identidade Rural do Cariri Ocidental, Território de Identidade Rural do Cariri Oriental, Território de Identidade Rural do Médio Sertão (Vale do Sabugi), Território de Identidade Rural do Curimataú, Território de Identidade Rural do Seridó). e atuar em toda a área de intervenção do Projeto PROCASE, tendo disponibilidade para viagens.

 

Candidatura/Envio de Currículos

Envio de currículos até dia 02 de Maio de 2017
 

Fonte: IICA: Vaga consultor em mobilização social/ agricultura familiar/ semiárido, Paraíba