Empregos

CAPES/ PPGZ/ UFLA: Bolsa de pós-doutorado para pesquisador associado em análise de proteínas em tecidos animais, Lavras – MG

emprego-capes

Empresa Contratante

Empresa Contratante: CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Ramo da Atividades: Fomento à pesquisa científica e tecnológica

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.

As atividades da Capes podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  • avaliação da pós-graduação stricto sensu;
  • acesso e divulgação da produção científica;
  • investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
  • promoção da cooperação científica internacional;
  • indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância

 

A Capes tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

Dados da Vaga

Bolsa para Pesquisador Associado em Nível de Pós-Doutorado (PD) junto ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da UFLA

Sobre da Bolsa

    O Pesquisador atuará de forma colaborativa com os docentes do PPGZ e/ou seus orientados no desenvolvimento de pesquisas que usem técnicas de detecção e análise de proteínas em tecidos animais. Conforme o interesse do Colegiado do PPGZ e mediante apresentação de um projeto para prorrogação por parte do bolsista, a bolsa poderá ser prorrogada por 12 meses

    O bolsista desenvolverá atividades nos Laboratórios de Enzimologia, Imunohistoquímica e Biologia Molecular do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, Minas Gerais.

Requisitos/Perfil Desejado

  • Possuir o título de doutor em qualquer área do conhecimento, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo PPGZ/UFLA.
  • Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.
  • Comprovar experiência para desenvolvimento das atividades descritas abaixo.
  • Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.
  • Conhecimentos e habilidades desejados para concorrer à bolsa: Técnicas de detecção e análise de proteínas que usem as seguintes ferramentas: Enzimologia, Western blot, Imunohistoquímica, Electroforese bidimensional. (Item 2.1)
  • Capacidade de ministrar treinamentos para alunos de pós-graduação sobre as técnicas citadas acima.
  • Capacidade de auxiliar o planejamento e orientação quanto às técnicas de análise de proteínas em pesquisas que envolvam análises de proteínas em tecidos animais.

Atribuições e Responsabilidades

  • Realizar análises, auxiliar e treinar estudantes para realização de análises de proteínas por meio de técnicas citadas no item 2.1 deste edital.
  • Auxiliar alunos e professores no planejamento, dimensionamento e orçamento para realização de pesquisas que envolvam o uso das técnicas citadas no item 2.1 para detecção e análise de proteínas.
  • Ministrar treinamentos a estudantes e professores do PPGZ sobre as técnicas utilizadas nos Laboratórios de Enzimologia, Imunohistoquímica e Biologia Molecular do DZO/UFLA.
  • Desenvolvimento de métricas para avaliação da qualidade das análises realizadas.
  • Auxílio na gestão técnica e administrativa dos Laboratórios de Enzimologia, Imunohistoquímica e Biologia Molecular DZO/UFLA.
  • Auxílio em atividades diversas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da UFLA.

Observação

  • Área: Análise de Proteínas
  • Duração de 12 (doze) meses.

 

Envio de Currículos

Envio de currículos até dia 21 de Julho de 2017
Por gentileza, somente enviar currículo profissionais com Doutorado,
de forma a economizar seu tempo e do recrutador.

 

Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar os documentos listados para spgz@posgrad.ufla.br com cópia para mateus.pg@dzo.ufla.br sob o Assunto: “INSCRIÇÃO PNPD 2017-2” ou comparecer na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ), no Campus da Universidade Federal de Lavras, em Lavras, Minas Gerais.

 

Documentos Necessários:

  1. Curriculum Vitae, comprovado. É obrigatório que o(a) candidato(a) descreva suas atividades na sequência de pontuação e organize os documentos comprobatórios conforme o Anexo I e em ordem cronológica decrescente (da atividade mais recente para a mais antiga). Caso os documentos comprobatórios não estejam organizados (sequência e cronologia) o(a) candidato(a) será penalizado(a) com a não valoração do currículo na sua pontuação geral
  2. Plano de Trabalho a ser desenvolvido na UFLA
  3. Carta de referência emitida por pesquisador/professor brasileiro ou estrangeiro com parecer circunstanciado atestando que o candidato tem capacidade para desenvolver as atividades citadas no item 3 deste edital
  4. Cópia do diploma de Doutorado ou carta de provável defesa

 

 

Fonte: CAPES/ PPGZ/ UFLA: Bolsa de pós-doutorado para pesquisador associado em análise de proteínas em tecidos animais, Lavras – MG