Publicado quinta-feira, 26 de julho de 2012

PTI: Bolsista para projeto de educomunicação na Bacia Paraná

Empresa Contratante

PTI: Bolsista para projeto de educomunicação na Bacia Paraná
Empresa Contratante: Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR)
Ramo da Atividade: Pesquisa/ Ciência



O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é um local onde a criação e a disseminação do conhecimento são os destaques. Criado em 2003 pela Itaipu Binacional – maior hidrelétrica do mundo em geração de energia – o PTI se consolida como um polo científico e tecnológico no Brasil e no Paraguai.

Instalado nos antigos alojamentos dos operários que construíram a Usina de Itaipu, o Parque conta com uma área de 116 hectares, que será ampliada em mais 40 hectares. Neste ambiente, o PTI reúne ações em duas vertentes: Desenvolvimento Regional e Retorno à Itaipu. Na primeira, o PTI coordena ações voltadas às áreas de Educação, Ciência & Tecnologia e Empreendedorismo. Já na segunda, o PTI, em parceria com a Universidade Corporativa Itaipu (UCI), vinculada à Universidade Corporativa do Sistema Eletrobras (Unise), opera em três pilares: Educação Corporativa, Pesquisa & Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento.

O Parque destaca-se por ser um ambiente de constantes avanços científicos e tecnológicos e, dessa forma, participa do desenvolvimento regional e também atua no processo de modernização da Usina de Itaipu.

Todas as ações são executadas de maneira integrada, o que faz do PTI um ambiente favorável para a inovação, o desenvolvimento científico-tecnológico e a geração de novos empreendimentos. Este ambiente inovador é constituído por meio de parcerias estratégicas com entidades governamentais, empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa.

Dados da Vaga


Bolsista modalidade DTI – Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, para atuação no projeto de Educomunicação na Bacia Paraná 3

Bolsista modalidade DTI – Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, para atuação no projeto de Educomunicação na Bacia Paraná 3 (BP3) do Centro Internacional de Hidroinformática – CIH, com base no convênio n° 4500021149.



Objetivo do Projeto:
O convênio de Educação Ambiental, desenvolvido em parceria pela ITAIPU Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), por meio do Programa Cultivando Água Boa, atua de forma participativa com a comunidade no cuidado e proteção dos recursos hídricos, através de ações socioambientais relacionadas à proteção das águas e à mudança no modo de ser, viver, produzir e consumir do ser humano.

Educomunicação significa apoderar-se dos recursos tecnológicos e praticar a comunicação a partir de uma igualdade de condições pelas quais comunidades se envolvem para construir espaços democráticos, participativos.

A Educomunicação nesse convênio consiste na criação de um grupo crítico na Bacia Paraná 3 que contribua para a construção de um movimento de mídia educativa, formativa e informativa, buscando a construção da cidadania socioambiental e promoção da sustentabilidade junto aos moradores de todo o território da BP3.

O objetivo desse projeto é realizar um estudo situacional da Educomunicação enquanto ferramenta de mobilização e formação em Educação Ambiental na BP3.



Pré-Requisitos:

  • Nível superior completo em Jornalismo, Pedagogia, Comunicação Social, Tecnologia Ambiental, Engenharia Ambiental e/ou Biologia. Desejável pós graduação em qualquer área, concluída ou em andamento.
  • Experiência ou cursos na área de Educação Ambiental.
  • Disponibilidade de deslocamento para realizar atividades em Foz do Iguaçu, não havendo necessidade de residência no local.
  • Conhecimentos de nível usuário em informática (processadores de texto, planilhas eletrônicas e internet).
  • Disponibilidade de acompanhamento de atividades de Educação Ambiental na Bacia Paraná 3.



Atribuições e Responsabilidades:

  • Participar de algumas atividades de Educomunicação.
  • Avaliar as ações de Educomunicação em interface com o programa de Educação Ambiental desenvolvido na BP3.
  • Desenvolver um diagnóstico (avaliativo e com recomendações) sobre a Educomunicação como ferramenta de mobilização e formação de educadores ambientais e sua aplicabilidade na BP3.



Etapas do Processo de Seleção:

  1. Prazo de recebimento dos documentos para inscrição (até 31/07/2012)
  2. Análise dos documentos para seleção dos candidatos (01 a 02/08/2012)
  3. Divulgação dos candidatos classificados para próxima etapa (A partir de 03/08/2012)
  4. Realização da seleção com a equipe do projeto (06 a 07/08/2012)
    Entrevista/ dinâmica de grupo ou prova prática de conhecimentos.
  5. Divulgação final dos candidatos aprovados na etapa 4 (A partir de 08/08/2012)
  6. Alinhamento e integração com o projeto e elaboração do plano de atividades (09 a 10/08/2012)
  7. Entrega de documentos necessários para a concessão de bolsa (Até 14/08/2012)
  8. Início Previsto das Atividades (20/08/2012)


Por gentileza, somente enviar currículo profissionais que se encaixem no perfil,
de forma a economizar seu tempo e do recrutador.



Tipo de Vaga: Profissional
Perfil Profissional: Jornalismo, Pedagogia, Comunicação Social, Tecnologia Ambiental, Engenharia Ambiental, Biologia
Vagas: 01 vaga
Salário: R$ 1.050,00
Vigência de Concessão: 12 meses


Envio de currículos até dia 19 de Agosto de 2012


Recrutamento Encerrado

Aviso de Edital FPTI nº 060/2012 »

Edital FPTI nº 060/2012 »

Ficha de Inscrição»


Localização da Vaga

Cidades: Foz do Iguaçu – PR
Estado: Paraná (PR)



Visualizar Foz do Iguaçu – PR em um mapa maior


Cadastrado na Seção Oportunidades da Rede Agrobase em 26 de Julho de 2012.



Comentários sobre a Vaga

( Um comentário para “PTI: Bolsista para projeto de educomunicação na Bacia Paraná” )
  1. inamara viana
    04 agosto 2012 às 12:46 h

    sobre o resultado da bolsa de Educomuncação da Itaipu,não encontro na pagina disponivel pelo edital.
    onde encontro?

 Deixe sua Mensagem



Observação: este formulário não é uma forma de contactar a empresa contratante. Para maiores informações, consulte a seção de dúvidas frequentes.