Empresa Contratante

Empresa Contratante: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM (Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá)
Ramo da Atividade: Meio Ambiente/ Ecologia
O IDSM é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a Conservação da Biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação. A atuação do IDSM pode ser vista com maiores detalhes em www.mamiraua.org.br ou nas publicações do Instituto.
A RDS Mamirauá está localizada no Médio Solimões, estado do Amazonas, com uma área de 1.124.000 ha, completamente formada de florestas alagadas de águas brancas, as várzeas. Criada em 1990, tendo o seu Plano de Manejo concluído e publicado em 1996, e atualmente em fase de revisão. Atualmente as atividades desenvolvem-se no sentido de implementar e revisar as normas estabelecidas nesse plano, através de ações integradas de pesquisa, extensão e monitoramento, todas com participação comunitária. Como é considerada uma área alagada de importância internacional, reconhecida como um sítio da Convenção Ramsar, das Nações Unidas, que protege áreas deste tipo em todo o mundo.
A RDS Amanã, situada ao lado da RDS Mamirauá, cobre uma área de aproximadamente 2.313.000 hectares e engloba grandes extensões de ecossistema de terra firme, além de porções de igapó e de várzea. Está localizada entre a bacia de águas pretas do Rio Negro e a de águas brancas dos rios Japurá e Solimões. A Reserva Amanã foi criada em 1998, constituindo na época a maior área protegida em floresta tropical na América do Sul.
Dados da Vaga de Estágio
Estágio na Área tecnologia: telemetria
O Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos – GPMAA do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM (www.mamiraua.org.br) está disponibilizando UMA vaga para estagiário(a) junto ao Grupo de Pesquisa – GP, sediado na área de Tefé, AM. O candidato deve estar cursando ciências veterinárias ou área afim, possuindo interesse em tecnologia e vínculo com instituição de ensino mantido durante o período de estágio.
- Iniciativa e motivação para trabalhar no campo são necessárias, uma vez que o candidato passará a maior parte do estágio vivendo em uma casa na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã – RDSA (cerca de 100 km de distância de Tefé, por água), sob condições rústicas, com um mínimo de 15 dias entre visitas à cidade. Será oferecido um período de treinamento e familiarização à área, mas o candidato deverá ser capaz de assumir grande parte do trabalho, contando com o auxílio de membros do GP e de um assistente de campo local. Contatos com a cidade (escritório do Mamirauá) são feitos diariamente através de rádio.
Atribuições e Responsabilidades:
- A principal atribuição do estagiário será auxiliar nas atividades de rastreamento de peixe-boi amazônico por meio de telemetria VHF.
Observações:
- A equipe do GPMAA-IDSM baseada na cidade de Tefé e reservas é constituída por uma pesquisadora do IDSM, líder do GP; 3 bolsistas MCTI; 4 assistentes de campo; 3 estagiários e 1 bolsista PIBIC Sr. O estágio terá a duração de 06 a 07 meses, ao final do qual o estagiário deverá apresentar, em meios eletrônico e impresso, um relatório de atividades, em formato científico, contendo os dados gerados e análises realizadas. O relatório deverá se entregue antes da viagem de retorno do estagiário, e somente sua aprovação constitui conclusão do estágio.
- O deslocamento do estagiário de sua cidade de origem até Tefé é responsabilidade do mesmo.
- O candidato selecionado se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região, e deverá apresentar um atestado médico de boas condições de saúde ao chegar a Tefé. Neste momento deverá assinar o Termo de Compromisso, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo.
- Os dados e imagens coletados durante o período de estágio serão disponibilizados ao Instituto Mamirauá.
Etapas do Processo de Seleção:
- Envio dos Documentos(até 09/04/2012)
- Entrevista (12/04/2012)
- Início das atividades (01/05/2012)
de forma a economizar seu tempo e do recrutador.
Tipo de Vaga: Profissional – Estágio
Perfil Profissional: afins
Vagas: 01 vaga
Salário: R$ 700,00
Tempo de Duração: 06 a 07 meses
A Empresa Oferece: alojamento no campo e alimentação básica no campo, e deslocamento de Tefé até a Reserva Amanã. O IDSM não dispõe de alojamento em Tefé, e arranjos de residência na cidade devem ser feitos pelo próprio estagiário.
Recrutamento Encerrado
Documentos Necessários:
- Carta de intenção (não de encaminhamento)
- Explicando por que deseja se candidatar à vaga e salientando adequação aos requisitos do edital (este documento é fundamental para análise da candidatura).
- Incluindo meios de contato com o candidato (endereço, telefone, email, skype).
- Currículo resumido, contemplando itens relevantes ao edital, no formato disponível na Plataforma Lattes (www.cnpq.br) (não enviar link nem o currículo extenso).
- Contato de profissional da área conhecedor do candidato, que possa atestar sobre seus trabalhos (no período de até 2 anos prévios) (não serão considerados contatos de colegas).
Localização da Vaga
Cidades: Tefé – AM
Estado: Amazonas (AM)
Visualizar Tefé – AM em um mapa maior



Nelson Lemos da Silva Junior
28 março 2012 às 18:57 h
Esse é um trabalho que eu gostaria muito de executar. monitoramento e pesquisa… meu sonho…
Valmir Oliveira de Souza
28 abril 2012 às 1:22 h
Interessei-me por essa oferta de estágio. Estou cursando o 3º periodo em Gestão Ambiental na UNIGRANRIO, campus Macaé-RJ. Servi a Marinha do Brasil, na Flotilha do Amazonas, viajando a serviço pela bacia hidrográfica do Rio Amazonas.